refloresta

Manter em pé a floresta que resta já não basta, é preciso recuperar o que foi perdido. Tendo essa verdade em mente, o Instituto Terra, lança a campanha “Refloresta” com apoio do cantor Gilberto Gil. Outras personalidades também participarão do projeto.

Criado em 1998 por Lélia Wanick Salgado e Sebastião Salgado, o Instituto Terra é referência em reflorestamento no Brasil. A organização realiza ações educativas e intervenções de restauração e recuperação em propriedades rurais no Vale do Rio Doce, entre elas sua sede, a RPPN Fazenda Bulcão.

Em 20 anos, o Instituto produziu 6 milhões de mudas, que permitiram a recuperação de 2,1 mil hectares de área degradada e 2 mil nascentes. O objetivo agora é impulsionar o plantio de 1 milhão de mudas por ano.

“É muito mais do que uma campanha, é um chamado urgente para a recuperação das nossas florestas, do nosso planeta. Não basta mais frear o desmatamento, é preciso replantar e recuperar as áreas degradadas. Reflorestar é trazer à vida aquilo que parecia morto”, afirma Juliano Ribeiro Salgado, Vice Presidente do Instituto Terra.

A campanha, criada pela agência Ampfy, já traz uma alegria para os amantes da música brasileira: a criação da nova música de Gilberto Gil, que vem a se somar à famosa e aclamada trilogia Refazenda, Refavela e Realce. O clipe da canção foi produzido pela Piloto Filmes e dirigido por Ivi Roberg, confira abaixo.

“A canção criada pelo Gil é um hino de amor às florestas tropicais, um hino de luta para ser entoado por aqueles que assim como o Instituto Terra, acreditam no poder da transformação e batalham pela preservação ecológica”, enaltece Juliano Salgado.

Campanha nas redes

Até o próximo domingo (28), o TikTok vai celebrar a entrada de Gilberto Gil na plataforma de vídeos com o desafio #ReflorestaComGil: a cada vídeo criado com a música no aplicativo, o TikTok vai plantar uma árvore no Instituto Terra.

Outra ação é realizada no Instagram, onde foi criado um filtro especial para permitir que os fãs participem da campanha usando os grafismos do clipe da canção Refloresta.