txai surui almir roda viva
Foto: Divulgação | TV Cultura
- Publicidade -

Txai e Almir Surui, duas das mais importantes lideranças na luta em defesa da Amazônia, serão os entrevistados do Roda Viva, na próxima segunda-feira (29/11). Comandado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo, às 22h, na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube LinkedIn.

Filha de Almir Surui, Txai foi a primeira indígena a discursar numa Conferência do Clima da ONU, ao participar da COP-26, realizada neste mês, em Glasgow, na Escócia, quando alertou para os riscos do aquecimento global.

“O clima está aquecendo, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo e nossas plantas não florescem como antes. A Terra está falando e ela nos diz que não temos mais tempo.”

Txai Surui

Eu seu pronunciamento, Txai exigiu providências urgentes contra a destruição da floresta, invadida por garimpeiros, madeireiros e outros grupos que atuam ilegalmente na Amazônia.

Coordenadora do Movimento da Juventude Indígena, Txai conclui, neste ano, o curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia. Antes mesmo de concluir sua formação, trabalha na assessoria jurídica da Associação de Defesa Etnoambiental, uma ONG que atua em defesa dos direitos dos indígenas.

- Publicidade -

O Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, que ela fundou e dirige, promove ações em defesa da demarcação de terras e da garantia de direitos aos povos originários. Desde que tinha seis anos de idade, seu pai, Almir, já previa que ela iria se tornar uma grande líder de seu povo.

- Publicidade -