Ícone do site

“Show para as Florestas” une música e consciência ambiental

Evento gratuito traz atividades culturais, ambientais e música com Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Assucena e Sandra Peres

Published 16/04/2024
chico cesar e nando reis.

Chico César e Nando Reis. Fotos: Ana Lefaux e Lucciele Lanza

Nos dias 21 e 22 de abril, São Paulo será palco para duas apresentações do projeto “Show para as Florestas“, uma iniciativa que utiliza a música como ferramenta para promover a consciência ambiental e o apoio à economia criativa feminina. O objetivo inspirar mudanças significativas e promover um diálogo construtivo sobre questões climáticas.

Na programação, apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e participações especiais de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Assucena e Sandra Peres; além de talks com especialistas para discutir soluções para os desafios climáticos; feira de produtos sustentáveis; atividades para público infantil com objetos recicláveis e área de alimentação com conceito natural.

No dia 21 de abril (domingo), a apresentação será ao ar livre, no Jardim Botânico, com atividades a partir das 13h e show a partir das 17h. No dia 22 (segunda-feira), acontece versão intimista do projeto no Teatro B32, a partir das 20h (confira o serviço abaixo). A agenda cultural é aberta e gratuita, com reserva antecipada de ingressos pelo Sympla. A classificação é livre.

Jardim Botânico de São Paulo. Foto: Reserva Parques

O evento, idealizado a partir de um trabalho do cantor e compositor Nando Reis e do letrista Carlos Rennó, celebra a emblemática Canção para a Amazônia“, lançada em rede nacional no programa Fantástico, da Rede Globo, em 5 de setembro de 2021 e utilizada pelo Greenpeace e suas campanhas em defesa da floresta, combate ao desmatamento, às queimadas ilegais e à demarcação de terras indígenas.

Participaram da gravação do videoclipe da canção, dirigido por Fred Siewert, 32 artistas de diversos estilos da música brasileira. A “Canção para a Amazônia” se tornou um hino em defesa da floresta e todos os biomas brasileiros. “Continuamos, como sociedade, a não ouvir suficientemente os alertas da ciência. O que nos leva a crer em um futuro prevalentemente catastrófico, se não mitigarmos essas perdas já”, avalia Rennó, para quem a arte tem um papel fundamental neste processo de conscientização.

“Show para as Florestas”

A intenção é atrair o maior número de pessoas para o evento e gerar uma conscientização para a causa ambiental. “Essa é uma função da música, porque ela une as pessoas. Queremos reverberar esse tema tão importante que envolve as mudanças climáticas, a preservação da natureza e da nossa Amazônia”, ressalta a produtora executiva do evento, Débora Piovesan.

O cientista brasileiro Carlos NObre tem atuação destacada nas questões climáticas. Foto: Arquivo Pessoal

Além da parte cultural, o evento trará debates mediados por representantes do Greenpeace com Ana Rosa Calado Cyrus, Carlos Nobre, Carolina Pasquali, Jeferson Xondaro, Kae GUajajara e Zahy Guajajara.

O “Show para as Florestas” é realizado pelo PROAC, SP Cult, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Patrocínio: L’Oreal Group. A produção é uma realização das produtoras Rapsódia, Ecofônica, Lucas Shows e Sheyar Comunicação. Apoio: Brasil Salomão, Greenpeace, Engie, Ibioma e Conservação Internacional – Brasil. Rádio Oficial: Nova Brasil.

Programação

Djuvena Tikuna . Foto: Divulgação

Dia 21 de abril

Local: Jardim Botânico de São Paulo (avenida Miguel Estefano, 3.031 – Vila Água Funda, São Paulo/SP)

– Sessões de Yoga com Pantys
– ⁠ Feira das Deusas – feira de artesanato e brincadeiras lúdicas sustentáveis.
– ⁠Área de alimentação e bebidas com conceito natural  – preferencialmente vegetarianas.
– ⁠Apresentação e desfile das indígenas Kayapós com roupas feitas por elas.
– Ação de conscientização com Greenpeace, com intuito de informar como ajudar a preservar o meio ambiente e evitar as mudanças climáticas.
– Talks em parceria com Greenpeace.

Dia 22 de abril

Local: Teatro B32 São Paulo (rua Lício Nogueira, 92 – Itaim Bibi, São Paulo/SP)

Ao longo do dia, no térreo do prédio da Baleia da Faria Lima haverá Roda de Chorinho, Roda de Samba, Feira das Deusas, apresentação de carimbó, oficinas, comidas veganas.

Assucena. Foto: Divulgação
Sair da versão mobile