Festival de aprender do Sesc chega a 4ª edição com programação online

Festival reúne mais de 150 atividades gratuitas de sustentabilidade e meio ambiente.

Sesc Festa
Criação de tintas de aquarela com pigmentos natura | Gisele Fagundes

O FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo é aquele momento do ano para celebrar o fazer artístico e a descoberta do potencial criativo de cada um por meio do encontro com artistas, educadores e públicos diversos. Dessa vez, o Festival acontece no meio digital – de 19 a 28 de março – em uma programação de bate-papos, lives, oficinas, cursos e intervenções, com opções para diversas faixas etárias, nos canais e redes sociais das unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo. Mesmo com o uso intenso da tecnologia, o evento busca um contato com os fazeres artísticos ancestrais e tradicionais, sem deixar de olhar para o futuro dessas artes.

Por meio de atividades que unem artes, tecnologias e diferentes práticas culturais, o FestA! – Festival de Aprender busca incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações e favorecer o reconhecimento do potencial criador presente em cada indivíduo. As mais de 150 atividades gratuitas se voltam aos mais variados perfis de públicos com diferentes faixas etárias e interesses.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “2020 ficará marcado não somente como o ano em que a convivência entre as pessoas foi afetada pela pandemia de covid-19. Ele também deverá ser lembrado como o período em que nos vimos chamados a reinventar os meios de nos relacionarmos e, principalmente, de cuidarmos uns dos outros. É nesse sentido que o FestA! – Festival de Aprender, impedido de promover a reunião entre os que cultivam o prazer de aprender e de criar, remodela o seu formato e vai ao encontro desses aprendizes-criadores em suas casas”.

Realizado anualmente pelo Sesc São Paulo desde 2017, o FestA! – Festival de Aprender teve que se reinventar em sua mais nova edição. Com os planos de encontros presenciais suspensos em 2020 e sem perspectivas de quando seria possível reunir pessoas novamente, o que parecia um impedimento virou um desafio. Apesar do isolamento, houve um crescimento na procura de novos aprendizados, muitos com foco na criatividade, e o Festival atua justamente na aproximação desses públicos diversos, convidando-os a conhecer uma amostra do que é oferecido regularmente na programação de cursos e oficinas da instituição, permitindo a possibilidade do encontro, mesmo que à distância.

Programação online e plural

Contemplando cursos online, dicas, vídeos, bate-papos e lives, as atividades do FestA! – Festival de Aprender aliam artes visuais e tecnologias e acontecem virtualmente nas 40 unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

A programação traz vários destaques como o bate-papo Imersão Botânica: A Natureza Como Matéria para Criação Artística, que acontece dia 21 de março, domingo, às 16h com as artistas visuais e educadoras Flávia Fábio, Luciana Bertarelli, Luciane Kunde e Simone PeixotoEm Desenha e Fala: Floresta de Pé, Fascismo no Chão (dia 24 de março, quarta-feira, às 20h, no YouTube do Sesc Consolação) o público é convidado a conversar e desenhar a partir de propostas do artista Denilson Baniwa e da educadora Ana Paula Anderson, que debatem tentativas de aproximar cidade e floresta.

Na oficina Ateliê na Cozinha: Impressão Hortifruti e Makey Makey – dia 25 de março, quinta-feira, a partir das 14h, no canal do YouTube do Sesc Rio Preto – será ensinado que certos vegetais podem ser utilizados para criações artísticas e experimentos científicos, como carimbos feitos a partir de frutas e legumes, utilizando como tinta, corantes ecológicos, feitos com temperos naturais. Já a oficina Papel Reciclável de Descarte (de 23 a 26 de março, terça a sexta-feira, das 14h30 às 16h30), a bióloga formada pela USP com pós-graduação em Botânica Marilene Vilela ensina o reaproveitamento de papéis em descarte como sulfite, jornal, revistas e papelão leve de forma artesanal caseira.

A produção têxtil latino-americana marca presença com a série Linha-Continente: Tramas Latinoamericas, que acontece dia 20 de março, sábado, às 15h, com as artistas e artesãs têxteis mexicanas da Malacate – Colectiva de Mujeres Autónomo y Autogestivo e dia 27 de março, sábado, às 15h, com a artista têxtil peruana Ana Tereza Barbosa. Os encontros serão um misto de bate-papo e oficina em que se ensinará/demonstrará algo muito simples e breve como um ponto de bordado ou um nó de um quipu (ou khipu).

FestA! – Festival de Aprender também reservou uma programação específica para as crianças. A oficina Terra Fértil para Crianças (dia 20 de março, sábado, às 11h) é um estímulo para interação de famílias com o brincar, resgatando a delicadeza da brincadeira no quintal, estimulando a imaginação, lançando mão dos brinquedos não estruturados, dando às crianças (de 3 a 12 anos) algo totalmente sem estrutura, uma massa, colorida, para criar seu mundo.

Parte das atividades da programação do FestA! oferece vagas limitadas e acontece por meio de plataformas de videoconferência. As inscrições para esses encontros têm início a partir das 14h do dia 17 de março em sescsp.org.br/inscricoes

Almanaque FestA!

Novidade da quarta edição do FestA! – Festival de Aprender, o Almanaque FestA! potencializa a criação de diferentes universos artísticos, por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, foram reunidos arte-educadores da equipe do Sesc São Paulo e artistas de diversas linguagens. Com 102 páginas e dividido em sete seções – Impressão, Matriz & Cópia; Trama; Traço; Pigmento; Forma & Volume; Imagem, Tempo & Movimento e Remix – o Almanaque reúne curiosidades, histórias, exemplos, jogos e proposições criativas para que se possa dividir experiências.

Não é preciso ter conhecimento prévio para realizar as atividades, só é necessário ter vontade e deixar a criatividade fluir. A ideia é que as pessoas desenvolvam juntas a curiosidade pelas artes visuais e suas tecnologias, colocando as mãos na massa e transformando seus entornos.

A versão impressa da publicação será distribuída gratuitamente, a partir do mês de abril, a 70 mil trabalhadores de baixa renda, do comércio, serviços e turismo, o público prioritário do Sesc, exclusivamente por meio do programa de relacionamento com empresas da instituição. Para o público em geral, o Almanaque FestA! já está disponível para consulta online, download gratuito e impressão a partir da plataforma Sesc Digital, em sescsp.org.br/almanaquefesta.

FestA! – Festival de Aprender – De 19 a 28 de março.

Programação completa aqui.