Ícone do site

Volvo inaugura 1° estacionamento gratuito para carros elétricos e híbridos

Espaço lançado em São Paulo possui placas solares para alimentar as tomadas e gerar energia limpa.

Published 27/10/2020
estacionamento volvo

Foto: Volvo

A aquisição de veículos elétricos ainda é restrito a uma pequena parcela da população brasileira e a Volvo está empenhada em conquistar esse público. A fabricante sueca de automóveis de luxo acaba de inaugurar o primeiro estacionamento gratuito para carros elétricos e híbridos no Brooklin, bairro nobre da capital paulista. 

Batizado de Recharge Station, o espaço conta com uma área de convivência com mesas, bancos e internet wifi. Além disso, possui placas fotovoltaicas que geram energia para alimentar as tomadas. 

Não é preciso ter um Volvo: todos os veículos elétricos e plug-in hybrid, de qualquer marca e modelo, podem aproveitar uma hora de estacionamento sem custo enquanto são carregados.

Criando experiências

Entre os dias 15 e 25 de outubro, a Volvo esteve na Av. Paulista com o projeto Experience Lab. Com aspecto futurista, o espaço apresentou a estratégia de eletrificação da marca e os principais recursos do modelo XC40 Recharge – um SUV compacto e elétrico que promete chegar ao Brasil no segundo semestre de 2021.

“O local mostrou um pouco de um futuro muito próximo para a marca com nosso primeiro modelo 100% elétrico. Foi o primeiro contato das pessoas com nosso veículo que não emite poluentes”, explica Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.

Outro projeto interessante, realizado no final de setembro, foi transformar um posto de combustíveis em um espaço de convivência urbana. Cercado por plantas, a intenção do local era levar as pessoas a refletirem como seria um mundo sem carros movidos à combustíveis fósseis. É o que chamaram de um “posto para recarregar-se de natureza”.

Inovação

Sempre atenta às tendências, a Volvo anunciou, há três anos, que colocaria a eletrificação no centro de seus negócios – hoje qualquer modelo da marca possui uma versão híbrida. A companhia afirma que qualquer veículo Volvo no modo Hybrid emite 60% menos CO2 do que um carro convencional.

Em 2015, quando a polêmica do momento era a implantação de ciclovias na capital paulista, a empresa lançava em Londres um spray que brilha no escuro para proteger ciclistas no trânsito. Com o mesmo fim, a Volvo também lançou um capacete inteligente que avisa ciclista e motorista sobre proximidade entre os veículos. 

Mais recentemente, a marca fechou uma parceria com o Waze e todos os eletropostos da marca estão disponíveis na plataforma. Basta digitar “Eletroposto Volvo” e traçar a rota para o ponto mais próximo. A empresa possui 350 eletropostos instalados e promete chegar à 700 pontos até o fim deste ano.

Outras metas da fabricante incluem garantir que metade dos modelos sejam 100% elétricos e a outra metade sejam híbridos até 2025 e neutralizar toda a operação até 2040.

Sair da versão mobile