Xbus elétrico
- Publicidade -

Para a mudança, um furgão. Para uma aventura no fim de semana, um automóvel 4×4. Se manter os custos de um carro já é difícil, imagine vários. Agora, e se um só veículo pudesse satisfazer todas as necessidades? Parece impossível? Não só é possível como já foi criado. Estamos falando do Xbus, um automóvel urbano configurável.

Desenvolvido pela empresa alemã Electric Brands, o Xbus possui painéis modulares e intercambiáveis. Isso permite que seja configurado em até dez versões de uso. Na versão motorhome, por exemplo, o XBus pode ser equipado com cama de casal, uma cozinha com pia, frigobar e um fogareiro por indução. Van, picape e furgão de carga são exemplos de outras possibilidades. 

O veículo modular é classificado como “quadriciclo de grande porte” na Europa. Mas, longe de um quadriciclo comum, o Xbus possui quatro motores elétricos e é capaz de transportar até 1.600 kg de peso bruto total e volume de carga até 5,3 m³.

- Publicidade -

O versátil automóvel também é 100% elétrico e até neste quesito o conceito modular está presente. Além de carregá-lo, em estações de recarga, é possível simplesmente trocar as baterias, que são removíveis. O XBUS ainda pode gerar 10kWh de eletricidade adicional por meio dos módulos solares de até 6 m² montados no teto.

Sua velocidade máxima é de 100 km/h com autonomia de 200 km, no modelo básico. Entretanto, com uma bateria opcional de 30 kWh a autonomia chega a 600 km. Impressiona ainda os 102 kgfm de torque – encontrada em motores de caminhões semipesados.

Por fim, o veículo ainda é 95% reciclável. “Desenvolvemos o XBUS com a visão de ser um dos veículos mais ecológicos do mercado. Isso não apenas em termos de emissões durante a condução, mas também no contexto da produção e da reciclagem”, afirma a Electric Brands.

- Publicidade -