Criado no Reino Unido, o Rubbee é um acessório que promete ajudar muitos ciclistas na hora de enfrentar subidas íngremes e pedalar longas distâncias: o equipamento de auxílio elétrico possui uma bateria, um motor e uma trava que se encaixa na bike convencional. Por meio de uma roda de fricção, o dispositivo acelera os pneus da bicicleta – e, de acordo com os desenvolvedores, o Rubbee pode atingir a marca de 25 km/h.

Quando utilizado na aceleração máxima, o dispositivo tem autonomia de 20 quilômetros. No entanto, é possível andar de bicicleta sem pedalar por até 30 quilômetros, se o dispositivo for usado no modo de aceleração média. O equipamento também é muito prático, basta encaixá-lo no canote (estrutura que suporta o selim) na hora do uso. Para desativar o auxílio elétrico, o ciclista só deve retirar o dispositivo – e, além disso, o Rubbee é compatível com vários modelos de bikes – desde que tenham rodas de aro 16 a 29, com pneus de 20 mm a 60 mm (2,3’’). Veja o funcionamento no vídeo abaixo:

Para garantir a segurança dos usuários, o sistema conta com uma conexão sem fio, que ativa a frenagem. Além disso, o Rubbee ainda conta com um sistema responsável por deixar o equipamento à prova d’água – possibilitando o uso do auxílio elétrico em dias de chuva ou em regiões cheias de lama.

O produto ainda está em fase de captação de recursos no Kickstarter, plataforma internacional de financiamento coletivo. No site, é possível fazer doações a partir de dois euros (algo em torno de R$ 6,00), que dão direito a uma homenagem na página do Rubbee. Se os aportes se mantiverem no atual ritmo, não vai demorar muito até que os criadores atinjam a verba necessária.

O acessório também pode ser comprado no site de financiamento coletivo: para adquirir um exemplar, será necessário desembolsar, no mínimo, 799 euros (algo em torno de R$ 2.386), mais 50 euros de taxa de entrega. As unidades com preços mais acessíveis já foram vendidas, e as entregas estão estimadas para ocorrerem em novembro deste ano.

Redação CicloVivo