O estúdio israelense Kulla Design desenvolveu uma técnica simples para reaproveitar dois materiais: sacolas plásticas e serragem. Através do upcycle, que consiste em dar nova vida a itens que perderam sua utilidade original, a dupla de os designers criou uma coleção de luminárias elegantes e despojadas.

Adi Shpigel e Keren Tomer, ambas formadas em desenho industrial, são as responsáveis pelo desenvolvimento da técnica. O resultado da experiência foi a criação de um material interessante devido à mistura de cores gerada pela mescla do plástico com a madeira.


Foto: Divulgação/Kulla design

Para chegar ao resultado final, elas misturam os sacos de diversas cores e o pó de serra em um molde de alumínio, que é exposto a altas temperaturas. Dessa forma é dispensado qualquer tipo de adesivo ou cola. Apenas o derretimento do plástico já é capaz de transformar os resíduos em um material no formato do molde.


Foto: Divulgação/Kulla design

Assim é feita a cúpula das luminárias. O restante das estruturas utilizadas nos objetos também são provenientes de fontes ecológicas.


Foto: Divulgação/Kulla design

Segundo a dupla, cada detalhe do projeto foi pensado com muita atenção e a opção por manter as características naturais das matérias-primas também faz parte do ideal inicial. As luminárias funcionam com lâmpadas de 40V e a estrutura com fragmentos plásticos translúcidos oferece um brilho quente e texturizado.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.