Ícone do site

Reservatório de água é transformado em casa para duas famílias

Dois primos que brincavam na antiga caixa d’água na infância compraram a construção e criaram uma torre residencial

Published 04/08/2022
casa torre caixa d'água

Foto: RV Architectuur

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” O que Antoine-Laurent de Lavoisier afirmou sobre o mundo natural, pode ser aplicado com muitos benefícios ao que o homem constrói, como uma casa, por exemplo. Antigas estruturas podem ganhar novas funcionalidades, se transformarem em algo novo, sem perder os recursos com os quais foram construídas.

Reaproveitar construções já existentes é uma maneira de poupar recursos naturais, tempo e investimento. E os resultados são projetos originais e atraentes, como esta casa que abriga duas famílias e foi construída em uma antiga caixa d’água.

Foto: RV Architectuur

Originalmente construído em 1915, o reservatório de água fica em às margens do rio De Lek, na Holanda. Na infância, os primos Sven e Lennart de Jong já frequentavam a construção, atraídos pela altura e vista privilegiada. Brincavam nas escadas e adoravam passar o tempo lá dentro.

Foto: RV Architectuur

Em 2012, os eles compraram a caixa d’água que estava sem uso e já sabiam que o lugar poderia ser transformado em uma bela casa, mas não sabiam exatamente como. Os arquitetos Ruud Visser e Fumi Hoshino, do escritório RV Architectuur, foram contratados para ajudar a tornar este sonho realidade.

Foto: RV Architectuur

Hoje, a antiga caixa d’água ganhou o nome de Torre Nieuw Lekkerland e é a casa das famílias dos dois primos. A transformação do reservatório em um conjunto residencial levou alguns anos, mas valeu a pena!

Foto: RV Architectuur

Uma grande preocupação foi garantir que o espaço relativamente pequeno de 9m de diâmetro não fosse claustrofóbico e para isso foram abertas grandes janelas, com vista para a paisagem encantadora que cerca o imóvel.

Foto: RV Architectuur

Como a construção tem um formato hexagonal que se equilibrava com pequenas janelas originais em forma de diamante, os arquitetos decidiram manter estas janelas e construir outras, bem maiores e quadradas, que quebrassem o padrão em zigue-zague das já existentes.

Foto: RV Architectuur

A posição das janelas maiores foi definida pela paisagem: algumas com vista para o rio De Lek, outras para a típica paisagem holandesa com seus muitos moinhos de vento, com os famosos moinhos Kinderdijk ao fundo.

As aberturas na fachada ganharam treliças de madeira nos dormitórios que funcionam como um cortinas. Foto: RV Architectuur

A torre residencial teve seu interior dividido em três seções: uma sala-jardim de pé-direito duplo de uso compartilhado e duas habitações de dois andares nos andares superiores. Cada família tem dois pisos privativos, um com salas e cozinha em um e dormitórios, no outro. As duas residências têm plantas diferentes, tornando o projeto ainda mais interessante.

A transformação ainda não está completa. Sven e Lennart querem instalar uma piscina coberta na área da antiga torre.

Foto: RV Architectuur

A transformação de reservatórios de água é tão comum na Holanda que um prêmio anual para é dado para os melhores projetos pela Dutch Water Tank Foundation. A Tower Transformation de Nieuw Lekkerland foi a vencedora em 2020.

Sair da versão mobile