- Publicidade -

Reutilizar a água da chuva é uma óima maneira de diminuir o uso da água. No entanto, os gastos necessários para um sistema desse tipo às vezes não tornam o investimento conveniente para aqueles que moram de aluguel ou em casas geminadas.

O jovem designer holandês Bas van der Veer pensou em uma solução para essa falta de espaço quando criou o Mini Raindrop – um sistema aerodinâmico de recolha de águas pluviais que se conecta diretamente à calha. A invenção torna o reaproveitamento da água da chuva em áreas urbanas uma prática fácil e acessível.

O Mini Raindrop se encaixa em varandas e pequenos jardins urbanos. A água da chuva é coletada através de um pequeno tubo de drenagem e enche um regador fino, que se encaixa perfeitamente dentro do recipiente.

- Publicidade -

O designer desenvolveu o produto em dois tamanhos, para os moradores da cidade e que habitam casas pequenas e também para aqueles que vivem em casas maiores. A utilização de água da chuva é uma maneira simples e infalível para reduzir o consumo de água para uso doméstico. Este sistema simplifica o armazenamento e reutilização da água da chuva em ambientes urbanos, dando a possibilidade de coletar e economizar no uso da água, em qualquer ocasião. 

O Raindrop é um regador adaptado para facilitar essa coleta de água. A ideia é abastacer o regador automaticamente quando chove sem precisar desperdiçar a água tratada. Com uma pequena torneira na parte inferior do cano, o regador pode ser recarregado após o uso. O fundo é ligeiramente oco para fazer o uso com as duas mãos, mais confortável.

O regador vem em várias cores e é vendido separadamente em dois tamanhos: 3,5 litros (mini) e 5 litros (regular). Ambos projetos foram inspirados por uma gota d’água e o produto se encaixa em todos os tubos de drenagem, redondos, de 70 a 80mm de diâmetro.

A ideia venceu o prêmio René Smeets 2009 e foi nomeada para vários outros prêmios de design de prestígio, entre os quais o prêmio Melkweg e o prêmio Condé Nast Traveller I&D.

O projeto é uma versão de uma das obras de Bas van der Veer e está sendo produzido atualmente pela empresa holandesa de cerâmica Elho, que disponibiliza o produto para venda em centros de jardinagem em toda a Europa.

Bas van der Veer, nasceu na província de Friesland em uma pequena aldeia chamada Jorwerd em 1985. "A minha paixão como um designer é traduzir os meus sonhos e desejos em produtos reais que são úteis para mim e para os outros. Criando meu próprio mundo visual, onde eu faço as regras. Eu sempre ofereço produtos com um conceito novo e claro sobre o patrimônio cultural, princípios naturais, técnicas de produção ou questões ambientais", finaliza ele.

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -