A empresa Cartone surgiu em 2011 com a proposta de criar móveis de papelão. Os produtos são fabricados para adultos e crianças e também podem ser feitos sob medida.

Os móveis são montados e desmontados facilmente, esta praticidade facilita o uso da mobília em festas, jantares, eventos corporativos. “Buscamos oferecer soluções criativas e inovadoras em papelão, 100% personalizáveis, com design inteligente a preços acessíveis, aliando cuidado artesanal com eficiência industrial”, afirma a empresa em seu site.

Um aspecto interessante da Cartone é que ela não utiliza grampos ou cola no processo de fabricação. A empresa destaca ainda a qualidade, resistência, durabilidade e custo acessível como características do produto.

Também em seu site, a empresa esclarece o porquê da escolha do material. “Papelão é versátil, resistente, 100% reciclável, 100% biodegradável e sua produção causa baixíssimo impacto ambienta”. Toda a matéria-prima utilizada pela Cartone é certificada pelo selo FSC.

A Cartone garante que toda a sua linha de produtos tem durabilidade mínima de um ano. Para conservar o móvel é preciso colocá-lo em um espaço coberto e seco, além de, obviamente, não molhar o produto. Além disso, eles são uma boa opção para os consumidores que possuem pouco espaço para armazená-los.

Um projeto similar já é desenvolvido com sucesso por uma empresa australiana, a Karton. Uma das características que a brasileira Cartone conseguiu desenvolver e se diferenciar está justamente no fato de ter um processo de fabricação de produtos de papelão sem uso de colas. O novo conceito de móveis que vêm ganhando espaço no mercado brasileiro é sustentável e criativo.

Marcia Sousa – Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.