- Publicidade -

Complexo sustentável construído na Colômbia mescla biblioteca e parque

O Biblioparque foi construído em Córdoba com o intuito de ser um espaço para o desenvolvimento cultural, educacional e social.

O escritório +A662 Arquitetos foi o responsável pela criação de um Biblioparque. O complexo sustentável foi construído em Córdoba, na Colômbia, com o intuito de ser um espaço para o desenvolvimento cultural, educacional e social.

- Publicidade -

Conforme informado pelo site ArchDaily, o prédio funciona como um refúgio em meio ao espaço urbano deteriorado. Em termos de funções, o edifício agrega diversas utilidades. Como o nome já diz, ele possui uma biblioteca, um parque e muito mais. O complexo conta com alojamentos sociais para 2.600 pessoas, uma escola, um templo ecumênico e áreas de lazer.


Foto: Divulgação

Os arquitetos consideraram os conceitos de arquitetura bioclimática para reduzir os impactos da obra, que possui 1.320 metros quadrados, e também os custos e manutenção do uso. Por isso, as grandes aberturas e pátios estão presentes por toda a construção.

Os materiais locais tiveram preferência e o desenho do prédio também teve influência dos costumes e da cultura colombiana. Por estar em um país onde as altas temperaturas são constantes, o Biblioparque conta com alguns sistemas alternativos para ajudar a reduzir a temperatura interna sem a necessidade de sistemas de refrigeração.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Os prédios possuem grandes pátios, janelas e aberturas, que facilitam a circulação do ar. Os arquitetos também incluíram fontes de água, que ajudam a reduzir o calor. As fachadas são cobertas por brises de madeira, que impedem a incidência direta da luz solar e também protege o prédio da chuva.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

O complexo também conta com um telhado verde, repleto de espécies nativas, gramíneas e herbáceas. Este espaço pode ser usado pela população ou também como pasto para alguns animais.


Foto: Divulgação

Redação CicloVivo