Ícone do site

Cômodo que abre e fecha pode se adaptar a vários usos

Modulo criado por arquitetos do Equador se expande e contrai como uma sanfona, de acordo com o momento e espaço

Published 14/04/2023
casa abre e fecha

Foto: Estúdio JAG

Ter um cômodo extra no jardim ou até mesmo na varanda pode ser uma comodidade para receber amigos, familiares ou até mesmo montar um escritório. E, se este espaço pode mudar de tamanho, de acordo com diferentes momentos, a comodidade e a praticidade se encontram! Esta é a proposta dos arquitetos Juan Ruiz e Amelia Tapia, em Quito, no Equador. Eles criaram um módulo chamado de IWI que abre e adaptar a vários estilos de vida.

Foto: Estúdio JAG

A “casinha” é feita de madeira clara, com dois módulos conectados por uma estrutura dobrável que se desenrola como uma sanfona de lona têxtil.

Foto: Estúdio JAG

O módulo pode se transformar em um móvel ou estante quando fechado e virar um espaço de convivência integrado com todos os elementos necessários para uma estadia confortável. Quando a estrutura se expande, é possível montar um escritório, um estúdio de yoga, um quarto e o que mais a criatividade ou a necessidade criar.

Foto: Estúdio JAG

Juan Ruiz e Amelia Tapia projetaram o IWI de modo que fosse possível produzir diversas unidades, gerando escala e a facilidade de montagem e desmontagem. Os arquitetos projetaram um espaço minimalista projetado detalhadamente para garantir um espaço confortável e fácil de usar.

Foto: Estúdio JAG

O módulo traseiro é tem uma fixação de prateleiras para conter de forma compacta todos os elementos de mobiliário e instalações necessárias, como iluminação, tomadas elétricas e interruptores elétricos. Enquanto isso, o módulo frontal, deslizante sobre rodas, abriga a entrada do espaço e ir e vir no comprimento para diferentes usos.

Foto: Estúdio JAG

Na parte flexível, não existe nenhum elemento que possa limitar a extensão em diferentes tamanhos. Com isso, o espaço onde o IWI fica não se perde, mas se transforma em espaço interno ou externo de acordo com a configuração do módulo.

Foto: Estúdio JAG

Quando está totalmente estendida, a cabine pode acomodar confortavelmente até quatro pessoas. O uso e decoração fica por conta de quem for abrir ou fechar o cômodo.

Foto: Estúdio JAG

Em um terraço no norte de Quito, o módulo foi posicionado com a abertura voltada para as encostas do vulcão Pichincha. Aqui, funciona como atelier e local de trabalho para duas pessoas, equipado com todo o mobiliário necessário e também instalações elétricas e hidráulicas, pronto a ligar à rede existente.

Foto: Estúdio JAG
Sair da versão mobile