casa hobbit
Foto: Green Magic Homes
- Publicidade -

A vila dos hobbits, simpáticos personagens do filme O Senhor dos Anéis, traz uma sensação de tranquilidade e aconchego que poucos cenários têm. Talvez porque a arquitetura das casas reúne elementos muito interessantes: formas orgânicas e arredondadas, a perfeita integração com a natureza e o uso de elementos que fazem destas casas uma construção cheia de charme.

casa hobbit
Foto: Reprodução | Ecoinventos

Já imaginou ter a sua própria “casa hobbit”? Este é um dos projetos da Green Magic Homes, empresa americana de construções modulares. Segundo os fabricantes, é possível construir a sua própria casa ecológica de 40 metros quadrados em até 3 dias.

casa hobbit
A casa garante aos moradores os mesmos confortos de uma casa convencional, com baixo custo de energia.. Foto: Green Magic Homes

A construção é feita por meio de painéis pré-fabricados abobadados que depois de montados podem ser cobertos por terra e vegetação, criando espaços verdes com todo o charme de uma vila Hobbit. 

- Publicidade -

Os módulos são feitos de plástico e fibra, um material conhecido como FRP (Fiber Reinforced Polymer). O FRP é utilizado em 95% da construção, conferindo à casa impermeabilidade à água e resistência a terremotos. Eles são projetados para suportar até 20 cm de solo para montar seu próprio jardim.

Os módulos incluem portas e janelas personalizadas, que podem vir em em alumínio ou madeira e a empresa garante que a construção é simples e pode ser feita por quase qualquer pessoa. O acabamento é feito com paredes e o piso que recebe a estrutura é reforçado. A montagem é relativamente simples e cada parte possui asas perfuradas para parafusos que conectam todos os componentes.

Graças a esta tecnologia, os projetos podem ser adaptados a qualquer topografia e modificados para personalizá-los de acordo com suas necessidades individuais, como se fossem um grande lego. É possível inclusive começar com um projeto menor e depois ampliar a construção, usando novos módulos.

casa hobbit
Imagem: Green Magic Homes

Os idealizadores das casas Hobbit garantem que para montar uma casa de 40 metros quadrados em 3 dias, são necessárias apenas três pessoas sem nenhuma especialidade ou equipamento pesado.

casa hobbit
Foto: Green Magic Homes

A tecnologia é baseada em vários métodos de construção e estabilização de terra, como superadobe e geotêxteis. Possui seus canais para fiação elétrica e tubulações de água, além de dutos de ventilação mecânica que podem ser adicionados à casa a qualquer momento. O truque para esse tipo de construção é conseguir ventilação adequada e impermeabilização perfeita.

Veja neste vídeo os principais estágios da construção de uma Casa Hobbit

As casas modulares projetadas pela empresa podem ser compradas em 29 países, em diferentes modelos e tamanhos, com preços que começam em US$ 15 mil, para um projeto de 37 metros quadrados.

Não encontramos no site um Construtor certificado no Brasil, mas é possível entrar em contato com a empresa e solicitar informações sobre os diferentes projetos e seus valores, por meio da área de contato no site.

- Publicidade -