casa sustentável baixo custo
Foto: Lifehaus
- Publicidade -

Recuperando técnicas de construção ancestrais, um novo protótipo para construção de residências promete resolver problemas como a gestão de resíduos e custos de construção em países em desenvolvimento. O projeto prioriza a sustentabilidade, usando materiais naturais e reciclados, reaproveitando resíduos e entregando uma casa com emissão zero.

casa sustentável baixo custo
Foto: Reprodução YouTube | Lifehaus

A ideia surgiu em 2014, com o arquiteto libanês Nizar Haddad e a jornalista australiana especializada em meio ambiente Nadine Mazloum. Depois de muito estudo e projetos, os dois realizaram o primeiro teste experimental em Baskinta, cidade do Líbano.

A construção da casa, alia o conforto à métodos construtivos tradicionais, com o uso de materiais naturais combinados com peças e produtos reciclados. No vídeo abaixo (em inglês) é possível ver o passo a passo da construção e as tecnologias usadas no projeto:

- Publicidade -

O conceito da Lifehouse, como foi chamada a casa, gira em torno da autossuficiência , da redução da pegada de carbono e do menor custo possível.

Materiais

casa sustentável baixo custo
Foto: Reprodução YouTube | Lifehaus

Diferentes materiais são usados para a construção, dando prioridade a materiais locais, como a argila, terra, pedras, cânhamo, cana ou feno. Quando não existe madeira ou bambu na região, o cimento é a primeira opção para a cobertura. Outras matérias-primas usadas são materiais reutilizados, como pneus reaproveitados, garrafas de vidro ou latas de alumínio.  aumentam a lista de materiais.

Para a construção do primeiro protótipo, foram resgatadas técnicas ancestrais. Nos pisos, os azulejos ou cerâmica são substituídos por taipa e o calcário, por suas vez, torna desnecessária a aplicação de tintas químicas e revestimentos de aço, por exemplo.

casa sustentável baixo custo
Imagem: Lifehaus

Projetada para manter o conforto térmico e a umidade, bem como a proteger o interior das condições climáticas exteriores, a Lifehouse foi idealizada para ser autossuficiente e garantir uma vida digna para quem vive em locais sem acesso à electricidade. Por isso, o projeto incorpora painéis fotovoltaicos , além de turbinas eólicas e hidráulicas para garantir o abastecimento da casa.

Outra condição levada em conta no projeto é escassez de água e a dificuldade de acesso a esse recurso. Dessa forma, a casa é equipada com sistema de captação de água da chuva, além de utilizar água reciclada para irrigação. 

casa sustentável baixo custo
Foto: Reprodução YouTube | Lifehaus

O protótipo inclui ainda uma estufa e um sistema hidropônico para o cultivo de alimentos, oferecendo uma solução para a insegurança alimentar que ameaça diversas regiões do planeta.

Para mais informações, acesse Lifehaus.

- Publicidade -