Um projeto social encontrou no artesanato uma maneira de capacitar à comunidade carente de Yogykarta, na Indonésia. Artesões da cidade ensinam técnicas de produção de objetos com jornal. A oficina échamada de PaperFlops.

Os principais alvos da iniciativa são moradores de rua e pessoas com deficiência física. Entre as diversas oficinas de artesanato oferecidas, a mais procurada é a que ensina a produzir chinelos com jornal. Para cada par são usados cerca de um quilo de jornal velho.

Para fazer os detalhes do calçado são usados raízes de palmeira e cascas de coco. O chinelo também leva uma aplicação de um selante natural para garantir a durabilidade da peça e evitar que o chinelo se desfaça ao entrar em contato com a água.

Além dos chinelos, são produzidas bolsas, sandálias e caixas. Todos os materiais utilizados nos produtos são corretos e sustentáveis. A oficina ainda é pouco conhecida, mas segundo a Revista PEGN, quem quiser adquirir algum produto do grupo pode entrar em contato por meio da página no Facebook.

Através da PaperFlops os jornais velhos são transformados em capacitação profissional, gerando renda para famílias com pouca condição financeira.  O objetivo do ateliê é ensinar novas técnicas artísticas e artesanais para que essas pessoas possam se tornar totalmente independentes. Com informações da Revista PEGN.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.