- Publicidade -

“Waze” do orgânico usa GPS para indicar feiras, hortas, restaurantes e muito mais

Com o GPS ligado, o aplicativo ainda alerta ao usuário sobre as iniciativas mais próximas de onde ele estiver.

O Waze é um dos aplicativos mais usados por quem se desloca por grandes cidades do Brasil e do mundo. De forma colaborativa, ele centraliza os mais diversos tipos de informações sobre o trânsito e os estabelecimentos de uma região. Agora, através de uma iniciativa do Instituto Kairós e da Cooperativa Eita, foi lançada uma versão do aplicativo destinada exclusviamente ao consumo responsável: o Responsa.

- Publicidade -

Ele é uma ferramenta que reúne em um só mapa: restaurantes (que usam ingredientes orgânicos), feiras (de produtos justos, orgânicos e veganos), hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e outras experiências de agroecologia e economia solidária.

Criado e desenvolvido em parceria entre o Instituto Kairós e a Cooperativa EITA, o Responsa é totalmente gratuito e permite que consumidores e produtores possam encontrar produtos, serviços e experiências educativas pelo GPS, marcar encontros e indicar novos pontos que ainda não estejam mapeados.

“Queremos que qualquer pessoa possa encontrar, perto de sua casa, escritório, ou até durante uma viagem, um restaurante que utilize ingredientes orgânicos, uma feira ou uma loja na qual possa encontrar produtos agroecológicos”, explica Juliana Gonçalves, coordenadora de projetos do Instituto Kairós. “A ideia é estimular a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar, aproximando produtores e consumidores através de relações que podem ser mais curtas, transparentes e sustentáveis”.

Com interface amigável, disponível para celulares Android, o Responsa funciona em todo o Brasil e permite filtro por tipo de local (restaurante, feira etc) ou município, e unifica um extenso banco de dados que inclui, já no seu lançamento, mais de três mil iniciativas ligadas ao consumo responsável em todo o país.

- Publicidade -

Com o GPS ligado, o aplicativo ainda alerta ao usuário sobre as iniciativas mais próximas de onde ele estiver. “Este é o resultado do trabalho intenso de mais de um ano em que aliamos o melhor das tecnologias digitais e design com o refinamento e cruzamento de dados de diferentes fontes, para oferecer uma experiência completa ao usuário”, afirma Daniel Tygel, integrante da EITA, cooperativa responsável pelo desenvolvimento do Responsa.

“Para garantir que o aplicativo realmente respondesse aos objetivos propostos, dialogamos bastante e contamos com o apoio de várias organizações do setor, tais como o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)”, complementa.

As iniciativas mapeadas pelo Responsa são:

- Publicidade -

– Feiras orgânicas e da agricultura familiar

– Lojas e feiras da economia solidária e do comércio justo

– Grupos de produtores da economia solidária

– Grupos de consumo responsável

– Experiências de educação alimentar e nutricional

– Experiências e pesquisas em agroecologia

– Hortas comunitárias

– Restaurantes que utilizam ingredientes orgânicos em seus cardápios (inicialmente apenas na cidade de São Paulo)

O Responsa possui ainda um espaço em que as pessoas podem facilmente compartilhar, com outros usuários do aplicativo, suas dúvidas e dicas sobre como consumir de maneira responsável. Nele, é possível trocar receitas para limpeza ecológica, formas de cozinhar com menos desperdício, dicas para economizar água ao fazer faxina ou para substituir refrigerante por sucos naturais para os filhos, entre outras possibilidades.

Para quem não tem smartphone com Android, é possível acessar o mapa no site (clique aqui).

Clique aqui para baixar o aplicativo no Google Play.