Inicio Negócios Tesla já é a segunda fabricante de automóveis mais valiosa nos EUA

Negócios

Tesla já é a segunda fabricante de automóveis mais valiosa nos EUA

O capital da empresa de veículos exclusivamente elétricos ultrapassou a Ford.

5 de abril de 2017 • Atualizado às 10 : 25
Tesla já é a segunda fabricante de automóveis mais valiosa nos EUA

O número de 25 mil veículos vendidos logo no início do ano excedeu estimativas de analistas econômicos. | Foto: Divulgação/Tesla

806
0

A Tesla, companhia de carros elétricos de Elon Musk, viu suas ações subirem abruptamente após o crescimento em vendas no primeiro bimestre deste ano. O número de 25 mil veículos vendidos logo no início do ano excedeu estimativas de analistas econômicos e colocou a empresa à frente da Ford, como a segunda fabricante de automóveis mais valiosa nos Estados Unidos.

Segundo o site de analises de mercado Bloomberg, a Tesla viu a sua capitalização crescer para cerca de US $ 48,2 bilhões, US $ 3,1 bilhões a mais do que a Ford, a segunda montadora dos EUA após a General Motors Co.

O resultado também se deu devido à queda de vendas da montadora Ford, com menos 7% de sua fatia em relação ao ano passado. Apesar do crescimento rápido, a Tesla ainda está se estabelecendo no mercado com cerca de US $ 7 bilhões em receita anual em 2016. A Ford, em comparação, gerou US $ 152 bilhões.

Embora seja incerto se a empresa continuará na segunda posição no ranking em termos de valor de mercado, Musk está desenvolvendo uma tecnologia semiautônoma para lhe dar mais uma vantagem. Enquanto a Ford está planejando lançar veículos totalmente autônomos até 2021, Musk insiste que a funcionalidade semiautônoma aumentará a segurança do cliente e melhorará as experiências dos motoristas muito antes de veículos autodirigíveis chegarem ao mercado.

tesla-value-02-889x667

Segundo Ben Kallo, analista da Robert W. Baird & Co, o crescimento nas ações da empresa se deve a capacidade de atingir objetivos ambiciosos. “Eles são um fabricante de automóveis melhor, eles atraem melhores talentos e eles têm mais coisas acontecendo além de suas quatro paredes do que sabemos”, disse em entrevista à Bloomberg. “Indústrias desgastadas, onde as pessoas não ganham dinheiro, são oportunidades para empresas como a Tesla”, acrescentou.

A empresa com sede em Palo Alto, Califórnia, ainda tem que provar que pode fabricar em grandes volumes. A marca da Tesla ficou em 30º lugar nos EUA em termos de vendas no ano passado, de acordo com a pesquisadora Autodata Corp.

A Ford planeja gastar US $ 4,5 bilhões em expansão de sua frota de veículos eletrificados até 2020.

(806)

logo
Fechar
Abrir
logo