- Publicidade -

Sul da Austrália teve 83% de sua energia proveniente do vento

O estado tem sido o símbolo australiano da revolução energética, desafiando o próprio governo nacional.

wind turbines in the Oiz eolic park

Os ventos fortes que estão atingindo a Austrália nas últimas semanas têm sido excelentes para alavancar a energia eólica. No último final de semana 2/3 da energia necessária para o abastecimento da parte sul do país foi gerado a partir dos ventos. Na última segunda-feira (18), foram 83%.

- Publicidade -

Em entrevista à imprensa local a gerente de política do Conselho de Energia Limpa, Alicia Webb, explicou que o setor deve continuar a crescer na Austrália. “O Sul da Austrália é líder nacional em energias renováveis e está abrindo caminho para o restante do país seguir. O estado agora tem 683 turbinas, que geram mais de US$ 6 bilhões em investimentos e centenas de empregos em comunidades regionais”, explicou.

Desde o ano passado a região tem vindo em uma crescente. “O Sul da Austrália está em meio a uma transformação notável, com mais de 40% das suas necessidades energéticas tendo sido provenientes de energias renováveis em 2015”, informou Alicia.

O estado tem sido o símbolo australiano da revolução energética, desafiando o próprio governo nacional e questionando a dependência de combustíveis fósseis. No lugar do petróleo, os esforços foram concentrados em estruturas para a produção solar e eólica. De acordo com os relatório mais recentes, o estado já está perto de alcançar os 5GW.

“É claro que as economias modernas devem ser executadas em níveis cada vez mais elevados de energia renovável e fica claro com o exemplo do Sul da Austrália que outros estados do continente podem ir muito mais além sem perda na produtividade. Novas tecnologias, como as melhores no armazenamento em baterias, fazem os preços caírem e funcionarão como um complemento perfeito para baratear as ofertas de energia renovável no futuro”, opinou Alicia.

- Publicidade -

Redação CicloVivo