- Publicidade -

Sri Lanka terá edifício jardim mais alto do mundo

A torre com 46 andares contará com terraços ajardinados em todos os apartamentos.

O escritório Milroy Perera, em parceria com a Mäga Engineering, está construindo uma torre residencial ajardinada de 46 andares. O edifício Clearpoint, localizado em Rajagiriya, Sri Lanka, será o mais alto deste tipo no mundo.

- Publicidade -

A torre, que tem o objetivo de impulsionar a vida urbana em equilíbrio com a natureza, será a pioneira em questão de residências sustentáveis no Sri Lanka. Segundo os arquitetos “o foco principal do projeto é criar a sensação de que está se vivendo no térreo.”


Imagem: Divulgação/Clearpoint Residence

O empreendimento contará com 164 apartamentos para atingir altos níveis de sustentabilidade, utilizará técnicas passivas, como projetar grandes varandas para que as janelas não recebam luz solar direta, e assim diminuir o aquecimento dos apartamentos, assim como o uso de ar condicionado. A planta também foi pensada para receber ventilação cruzada, o que também ajuda a reduzir os gastos com energia.


Imagem: Divulgação/Clearpoint Residence

- Publicidade -

Os terraços ajardinados dos apartamentos terão, além da função estética, a missão de isolar acusticamente o apartamento, aumentar o sombreamento, diminuir a temperatura dos ambientes e proporcionar melhor qualidade do ar dentro dos apartamentos. Os jardins contarão com um sistema integrado de irrigação por gotejamento, assim os moradores não precisarão rega-los.

A água dos chuveiros e pias da torre será coletada e passará por um sistema de reciclagem de água cinza. Esta água será misturada a água da chuva e direcionada às descargas dos banheiros e ao sistema de irrigação.


Imagens: Divulgação/Clearpoint Residence

- Publicidade -

Painéis solares serão instalados na cobertura e gerarão energia suficiente para iluminar todas áreas coletivas, elevadores e fazer funcionar os sistemas de tratamento de água e esgoto.


Imagem: Divulgação/Clearpoint Residence

Além disso, todos os elevadores no Clearpoint Residences possuirão um sistema regenerativo da Atlas Schindler, que produzem energia durante a frenagem dos elevadores, o que contribuirá para reduzir o consumo geral de energia do edifício. Os elevadores também possuirão um avançado sistema de gestão de acesso, capaz de planejar viagens na medida exata para cada usuário, de maneira rápida e personalizada, diminuindo assim o desperdício de energia.

O edifício ainda contará com um gerenciamento de reciclagem de lixo, onde o material reciclável será vendido e a renda será utilizada para manter a torre, abatendo assim os custos  do condomínio.


Imagem: Divulgação/Clearpoint Residence

A previsão para a conclusão das obras é o final de 2015.

Mayra Rosa – Redação CicloVivo