- Publicidade -

Máquina usa energia solar para produzir frutas secas

O sistema promete secar as frutas sem afetar valor nutricional.

Durante as colheitas é muito comum ocorrer o desperdício de frutas, pois no intervalo entre a pós-colheita e a entrega aos consumidores finais os alimentos podem apodrecer. Uma alternativa muito utilizada pelos agricultores é a transformação em frutas secas por meio da exposição ao sol ou secador elétrico. No entanto, essas secagens fazem com que as frutas não tragam o máximo de retorno financeiro e nutricional.

- Publicidade -

Para economizar as possíveis perdas agrícolas, a Bayer MaterialScience desenvolveu uma secadora solar ecológica que promete produzir frutas secas com melhor valor nutricional. O secador é feito com folhas de policarbonato Makrolon, que transmitem alta incidência de luz do Sol.

Além disso, o sistema de policarbonatos é um bom isolante térmico, secando as frutas apenas com a energia solar, sem necessidade de energia adicional. As folhas do policarbonato são leves e tem ótima durabilidade.

Segundo a empresa, a mesma tecnologia da secadora ecológica, voltada aos produtos agrícolas, poderá ser usada na desidratação de outros tipos de alimentos, como frutos do mar.

- Publicidade -