- Publicidade -

São Paulo ganha estações para empréstimo de bike nos terminais de ônibus

A proposta tem como objetivo contribuir ainda mais para a mobilidade urbana, integrando as bicicletas com o transporte público

O Bike Sampa é um dos sistemas de compartilhamento de bicicletas instalados na cidade de São Paulo. Nesta quinta-feira (23) serão inauguradas cinco novas estações de empréstimo, dessa vez dentro de terminais urbanos.

- Publicidade -

A proposta tem como objetivo contribuir ainda mais para a mobilidade urbana, integrando as “laranjinhas” com o transporte público e incentivando a transferência de um modal para o outro. Para facilitar o uso por qualquer cidadão, as estações são equipadas com o leitor do Bilhete Único proporcionando ao usuário a retirada das bikes por meio do cartão de transporte.

Lançado em maio de 2012, o Bike Sampa é uma parceria da Prefeitura de São Paulo, Samba/Serttel e Itaú e contabiliza mais de 800 mil viagens realizadas. Com essas novas estações, o sistema soma 168 pontos em operação e mais de 1670 bicicletas à disposição dos usuários, todos os dias da semana, das 6h às 22h.

Para usar o sistema compartilhado, é preciso preencher um cadastro pela internet ou pelo aplicativo do Bike Sampa para smartphone. A bicicleta pode ser usada gratuitamente por 60 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Para isto, basta que, após este período, o ciclista estacione o equipamento em qualquer estação por um intervalo de 15 minutos. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer pausa, serão cobrados R$ 5 por cada 60 minutos subsequentes.

As novas estações estão localizadas estrategicamente nos seguintes pontos:

- Publicidade -

– Terminal Amaral Gurgel – Calçada interna do Terminal Amaral Gurgel, próximo ao acesso de pedestres do terminal / Esquina com a Rua Doutor Frederico Steidel

– Terminal Princesa Isabel – No jardim do Terminal Princesa Isabel, na Alameda Glete / Esquina com a Rua Guaianases

– Terminal Pedro II – Na Plataforma zero do Terminal Dom Pedro II / Entre as Ruas Fernão Sales e Rua Hercules Florence

- Publicidade -

– Terminal Bandeira – Na Plataforma do Terminal Bandeira / Esquina com a Rua Santo Amaro

– Metrô Pinheiros – Rua Gilberto Sabino, no acesso ao Terminal Pinheiros