- Publicidade -

Saiba como escolher a bicicleta ideal

O tamanho da pessoa e o local em que irá pedalar podem determinar o modelo.

O CicloVivo sempre incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte. Porém, antes de fazer o investimento é preciso atentar a alguns detalhes para garantir que a bike comprada é a ideal para o uso que ela terá.

- Publicidade -

Cada objetivo pode determinar um modelo de bicicleta. Além disso, o tamanho e o local onde a pessoa irá pedalar também têm grande influência. Com a ajuda do nosso parceiro Total Bike, o CicloVivo separou algumas dicas.

Primeiro é necessário conhecer os diferentes tipos de bicicleta:

Mountain Bike: apesar do nome, elas não são utilizadas somente em trilhas, mas é bastante comum vê-las rodando nas cidades. O tamanho da roda dessas bicicletas pode variar de aro 26 ao 29, sendo o maior mais rápido. Os tipos de terreno indicados para o uso desse modelo são muitos: asfalto, estradas de terra, trilha, montanha. Ela pode ser usada para longas distâncias ou para um simples dia de lazer no parque.


Foto: John O'Nolan/Flickr

- Publicidade -

Road: As bicicletas de estrada são ideais para quem quer mais velocidade e pedala no asfalto. Esse é o tipo de modelo usado em competições, mas também é adequado para quem gosta de pedalar distâncias mais longas por diversão.


Foto: Ah Blake/Flickr

Híbrida/Urbana: Esse modelo mescla características dos outros dois já citados acima. Por ter o pneu mais fino, característico da road, o ideal é utilizá-la em espaços pavimentados. Ela é rápida e leve nas subidas.

- Publicidade -


Foto: Matthew Black/Flickr

Lazer/Conforto: Esses modelos normalmente são usados para passeios, possuem bancos e guidões mais confortáveis. É bastante comum ver bikes de lazer em parques e em praias. Em alguns casos elas são mais pesadas, portanto são melhores para regiões planas.


Foto: Slack12/Flickr

Dobráveis: Esse é o modelo que oferece maior praticidade para quem vive nas grandes cidades e precisa mesclar o uso da bicicleta com outros meios de transporte. Ela é facilmente dobrável e seu tamanho permite que qualquer pessoa a carregue dentro de um ônibus, trem ou metrô.


Foto: Administradores.com/Flickr

Bicicletas Fixas: Elas não possuem marchas, em alguns casos não possuem freios também, mesmo assim tem se tornado uma das queridinhas de quem pedala nas cidades. Seu formato permite que ela seja mais barata, ao mesmo tempo em que é muito eficiente e rápida. Ela já ganhou as ruas da Europa e Estados Unidos e tem cada vez mais espaços no Brasil também.


Foto: Bierlos/Flickr

Após todas essas opções de modelos, ainda é necessário mais um cuidado antes de comprar uma bike: o tamanho. O esqueleto da bicicleta é chamado de quadro e ele possui diversos tamanhos. Utilizar uma bicicleta com o tamanho não compatível ao do corpo pode resultar em lesões. O ciclista e empresário Claudio Cortez explica que pedalar com uma bike fora do tamanho ideal pode reduzir a performance, a segurança e causar desconfortos consequentes da postura, como dores lombares e no joelho. 

Portanto, peça uma análise antes da compra para que as pedaladas sempre sejam prazerosas e saudáveis. 

Redação CicloVivo