Inicio Arquitetura & Design Projeto usa arte feita por crianças para revitalizar muros em SP

Arquitetura & Design

Projeto usa arte feita por crianças para revitalizar muros em SP

Artistas tiraram do papel os desenhos das crianças e levaram essa arte para as paredes da capital paulista.

22 de junho de 2016 • Atualizado às 10 : 55
Projeto usa arte feita por crianças para revitalizar muros em SP

Um total de 82 voluntários arregaçou as mangas durante a ação. | Foto: Divulgação

4.17K
0

Um cavalo com pernas coloridas e pescoço bem longo sai do papel e passa a enfeitar um muro antes monótono. Super-heróis dos quadrinhos deixam a folha para dominar a fachada de uma casa, protegendo seus moradores de todo perigo. Tem ainda o ônibus em versão futurista; a página ficou pequena e ele, agora, circula pela paisagem urbana. Mas esse é só o início da história.

Ruas do Glicério, bairro do centro de São Paulo que abriga população de baixa renda, em sua maioria, tornaram-se cenários do que se nomeou “narrativa brincante”. O projeto Tudo de Cor, da marca Coral, une-se ao projeto Cidade Que Brinca, encabeçado pela ONG Cria Cidade, e contribui não só para renovar os espaços de brincar, como também para transformar vidas de famílias inteiras.

Se na primeira etapa personagens e transportes foram os temas trabalhados, desta vez criaturas e animais fantásticos viraram as fontes de inspiração. Mais uma vez, as crianças do Glicério não hesitaram: no decorrer das últimas semanas, deram asas à imaginação e, por meio de desenhos, falas e histórias, mostraram quem habita o mundo dos sonhos. Surgiram, assim, figuras como Samhri, com cabeça repleta de formas geométricas e duas línguas, e Cochi, um bicho do bem com corpo de maça, duas cabeças e oito braços.

glicerio4

Foto: Divulgação

Nos próximos dias, graças ao trabalho de grafiteiros, esses e outros seres extraterrestres migrarão do papel para as fachadas de casas na Vila Suíça, região do Glicério.

O primeiro circuito dessa ressignificação urbana se deu na Rua Sinimbu e na Rua Lins, entre os dias 9 e 15 de maio. Na ocasião, foram pintados 22 imóveis, além de calçadas, muros, postes e asfalto (inclusive faixas de pedestre), totalizando 2.500 metros quadrados de área renovada.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um total de 82 voluntários arregaçou as mangas durante a ação. “Foi uma experiência incrível. Juntos, demos cor e vida aos sonhos das crianças do Glicério, uma região de extrema vulnerabilidade social, e tornamos os espaços mais amigáveis, mais brincantes”, declara Nayana Brettas, fundadora da ONG Cria Cidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

(4165)

logo
Fechar
Abrir
logo