- Publicidade -

Nestlé usa borra de café para gerar 25% da energia de fábrica em SP

97% da borra gerada no processo de fabricação do café solúvel é utilizada como biomassa para a geração de vapor.

A fábrica da Nestlé localizada em Araras (SP) abriga um importante projeto para o uso de recursos energéticos sustentáveis. A unidade fabril é responsável pela produção de café solúvel da marca, que tem como subproduto a borra de café – da mesma forma como o pó que fica no coador após o preparo da bebida pelo processo tradicionalmente utilizado por milhões de brasileiros.

- Publicidade -

Atualmente, 97% da borra gerada no processo de fabricação do café solúvel é utilizada como biomassa para a geração de vapor.  A borra é prensada para reduzir a umidade presente no material e armazenada em um silo, onde é misturada a cavacos de madeira. Este “mix” é enviado para a queima em uma caldeira onde ocorre a geração de vapor para a alimentação das principais áreas da fábrica. O restante da borra de café é utilizado em um processo de compostagem e transformado em fertilizante orgânico.

Com o processo, a empresa gera 25% da energia total consumida na fábrica, incluindo a energia elétrica. Apenas para se ter uma ideia da grandeza da economia, a fábrica de Araras consome aproximadamente 40% de toda a energia utilizada pela Nestlé no Brasil.  


Foto: Divulgação

 

- Publicidade -