- Publicidade -

Máquina torna a separação de resíduos recicláveis mais rápida e eficiente

O sistema pode auxiliar muito o trabalho dos funcionários nas centrais de triagem, já que ele identifica itens que dificilmente são distinguidos visualmente.

Os sistemas de separação do lixo para a reciclagem têm se tornado cada vez mais automatizados. Diante disso, muitas empresas desenvolvem máquinas que separam os resíduos por tipo, peso e até por cores. Um dos exemplos é o sistema Titech Autosort de separação por sensores criado pela Tomra Sorting.

- Publicidade -

A empresa de origem alemã já está no Brasil há três anos, propondo novos métodos para deixar a separação dos resíduos mais rápida e eficiente. O sistema multifuncional, recém-apresentado em uma feira de tecnologia realizada em São Paulo, recupera materiais de diferentes fluxos de resíduos, como embalagens, papel, resíduos domésticos mistos, entre outros.


Foto: Divulgação

“A separação automática por sensores permite tratar uma quantidade maior de material, aumentando consideravelmente o rendimento global da fábrica e baixos custos operacionais. Além disso, obtém-se um material selecionado de maior qualidade", explicou o Diretor Regional para o Continente Americano da Tomra, Carlos Machado.

O representante ainda explicou que a nova versão da máquina apresentada no Brasil tem maior estabilidade da detecção dos materiais, opera com até 70% menos energia, é mais rápida, precisa e necessita de menos manutenção.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

A empresa garante que o sistema pode auxiliar muito o trabalho dos funcionários nas centrais de triagem, já que ele identifica itens que dificilmente são distinguidos visualmente. Os sensores usados no Titech Autosort conseguem separar desde papel e papelão até os mais diferentes tipos de plástico, madeira e metais. A rapidez também propicia mais ganhos às cooperativas e empresas de reciclagem por elevar a capacidade de separação e a qualidade do processo. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -