Inicio Tecnologia Máquina de café aproveita borra para produzir cogumelos

Tecnologia

Máquina de café aproveita borra para produzir cogumelos

A borra de café é altamente nutritiva e essa cafeteira aproveita esse material de um jeito muito inteligente.

17 de novembro de 2016 • Atualizado às 17 : 42
Máquina de café aproveita borra para produzir cogumelos

Em poucas semanas os cogumelos começam a brotar. | Foto: Divulgação

76.01K
0

A borra de café é altamente nutritiva, isso não impede, porém, que ela seja normalmente descartada. Para aproveitar esse material de forma inteligente e prática, o designer espanhol Adrián Pérez criou uma cafeteria que produz café e cogumelos.

Apelidada de HIFA, a máquina funciona de maneira muito simples. Além do espaço para preparar o café, onde é colocado o pó, a cafeteira tem outros dois compartimentos: em um deles fica a borra residual e no outro é acomodado o micélio. Após preparar o café, a borra permanece guardada e, através de um filtro, se torna fertilizante para o desenvolvimento do fungo, misturando-a aos poucos junto ao micélio.

maquina_cafe_cogumelo_2

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Mais do que ter um fertilizante natural altamente nutritivo, a própria cafeteira, rica em umidade, colabora para o desenvolvimento dos cogumelos, que, em poucas semanas começam a brotar para fora do compartimento e podem ser retirados para o consumo humano.

Para tornar o processo ainda melhor, é possível aplicar sprays de água no micélio e usar a borra que sobrar como adubo natural em hortas ou vasos de plantas.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Redação CicloVivo

(76007)

logo
Fechar
Abrir
logo