- Publicidade -

Jardins flutuantes ajudam a produzir plantas e despoluir canal em NY

O sistema funciona como uma esponja de poluição, limpando a água, ao mesmo tempo em que oferece espaço para cultivo.

O canal de Gowanus é um dos mais poluídos de Nova York. Para mudar esta situação, um movimento tem trabalhado em ações que envolvem a comunidade em iniciativas de conscientização e novas tecnologias. Como parceiro neste trabalho, o escritório de design urbano Balmori Associados criou jardins flutuantes que ajudam a reter a poluição do recurso hídrico.

- Publicidade -

tiny-floating-garden-5

O projeto, apelidado de GrowOnUs age como uma esponja de poluição, limpando a água, ao mesmo tempo em que proporciona espaço para abrigar espécies selvagens nos arredores da cidade.

A estrutura é feita a partir de um tubo de metal, transformados em pequenos jardins. De acordo com o escritório, estes tubos utilizados são os mesmos que transportam o esgoto que vai parar no canal. A diferença é que, neste caso, ele transporta a solução, ao invés do problema.

- Publicidade -

canal_ny

Ao todo são usados 54 tubos, que recebem diferentes tipos de plantas (foram selecionadas mais de 30 espécies para esse projeto) que ajudam a melhorar a qualidade da água naturalmente. Além disso, eles são equipados com diversos materiais flutuantes e que também auxiliam no processo de limpeza hídrica, como fibras de coco, bambu, micélio e fibras de plástico reciclado.

- Publicidade -
Imagem: Divulgação

A rega das plantas também é um experimento, em alguns tubos elas são alimentadas com a própria água do canal, em outros pelo aproveitamento da água da chuva e também por um sistema de evaporação que ajuda a dessalinizar a água salobra do canal. O projeto está funcionando como um teste, para que seu desempenho seja avaliado e sua eficiência estudada para que no futuro essas estruturas também sirvam como opções para a produção de alimentos.

Cliqu aqui para mais informações.

Redação CicloVivo