Inicio Tecnologia Indiana de 14 anos cria máquina de lavar que funciona sem eletricidade

Tecnologia

Indiana de 14 anos cria máquina de lavar que funciona sem eletricidade

A máquina é surpreendentemente simples, mas altamente eficiente.

24 de março de 2017 • Atualizado às 11 : 08

O projeto foi patenteado, mas ainda não é produzido em escala comercial. | Foto: Divulgação

Indiana de 14 anos cria máquina de lavar que funciona sem eletricidade
7.57K
0

Ter uma máquina de lavar roupas em casa é algo comum para quem mora nos centros urbanos. Mas, em áreas rurais a realidade é bem diferente. Na índia, isso é menos normal ainda. Para resolver este problema, a indiana Ramya Jose, no auge de seus 14 anos, resolveu criar a sua própria máquina de lavar movida a força mecânica.

A ideia surgiu a partir de uma necessidade. Com os pais doentes, Ramya e a irmã ficaram responsáveis por boa parte das tarefas domésticas, inclusive a de lavar roupas. Enquanto realizava essa atividade, a jovem só pensava nas facilidades que uma máquina de lavar poderia oferecer.

Com muito interesse por ciências e após já ter visto uma máquina elétrica funcionando, ela, então, desenhou o projeto da sua própria lavadora. Ramya contou com a ajuda do pai para comprar peças e também para montar o projeto.

A máquina é surpreendentemente simples, mas altamente eficiente. Uma cabine de alumínio, equipada com um cilindro horizontal de ferro, conectada a uma espécie de bicicleta, com pedais e assento.

O equipamento tem a aparência de uma bicicleta ergométrica. Como seu funcionamento também depende das pedaladas, o exercício físico é mais uma das funções dessa máquina.

Para lavar roupas, a cabine é preenchida com água, no mesmo nível das roupas e sabão. Depois de deixar de molho por dez minutos, começa o primeiro ciclo de pedaladas, que dura de três a quatro minutos. O cilindro roda em velocidade muito alta, deixando as roupas limpas em pouco tempo. Depois disso, o reservatório é esvaziado e um novo ciclo de pedaladas começa para centrifugar as roupas, que saem 80% secas da máquina.

O projeto foi patenteado, mas ainda não é produzido em escala comercial.

Clique aqui para mais detalhes sobre esta ideia.

Redação CicloVivo

(7565)

logo
Fechar
Abrir
logo