Inicio Meio Ambiente Índia planeja investir 6,2 bilhões de dólares para criar novas florestas

Meio Ambiente

Índia planeja investir 6,2 bilhões de dólares para criar novas florestas

A meta é cobrir 33% do país com árvores.

20 de abril de 2017 • Atualizado às 09 : 29

O dinheiro para o fundo virá de taxas pagas por empresas que utilizam terras florestadas desde 2006. | Foto: iStock by Getty Images

Índia planeja investir 6,2 bilhões de dólares para criar novas florestas
2.09K
0

Por ONE2030

No último século, a Índia sofreu um desmatamento desenfreado que destruiu habitats selvagens, tornou a terra menos fértil e reduziu um importante sumidouro de carbono – mas o governo tem um plano para mudar esta situação. O Ministro do Meio Ambiente, Florestas e Mudança do Clima da Índia Prakash Javadekar anunciou no ano passado planos de gastar USD $ 6,2 bilhões para criar novas florestas. A meta é cobrir 33% do país com árvores, que captariam 2,5 bilhões de toneladas de carbono.

Ao contrário do reflorestamento, onde as árvores são cultivadas em terras que recentemente foram desmatadas, o plano da Índia pede um plano de manejo que cuide primeiramente do solo, pois as áreas passaram um longo período sem árvores, ficando sem nutrientes para que as árvores cresçam saudáveis. O governo indiano disse que eles pretendem gastar USD $ 6,2 bilhões em florestação através de um Fundo Compensatório de Arborização. O seu objetivo é aumentar a cobertura florestal no país de 21% para 33%.

Como o país sofre com problemas que quase todos os países em desenvolvimento sofrem, ainda não é certo se conseguirão atingir a meta ou como ao certo conseguirão desapropriar uma área tão grande, em um país tão populoso como a Índia.

O dinheiro para o fundo virá de taxas pagas por empresas que utilizam terras florestadas desde 2006. De acordo com pesquisas do Centro de Ciência e Meio Ambiente, o Ministério do Meio Ambiente indiano permitiu, desde 1980, que 1,29 milhões de hectares de floresta fossem utilizados para fins “não florestais”, o que culminou em altos índices de desmatamento.

A câmara baixa do Parlamento indiano e a Câmara do Povo, já aprovaram a medida. A aprovação final do projeto de lei agora cabe à Câmara Alta e ao Conselho de Estados.

Notícia oferecida pela ONE2030.

(2091)

logo
Fechar
Abrir
logo