- Publicidade -

Impressora transforma plástico e metal em painéis solares flexíveis

Dispositivo criado na Austrália permite que células fotovoltaicas sejam inseridas no espaço de uma folha A3 em apenas dois segundos.

Pesquisadores australianos da Universidade de Melbourne, do Victorian Organic Solar Cell Consortium e da agência CSIRO desenvolveram uma nova impressora, capaz de inserir painéis fotovoltaicos em pedaços de plástico e metal. O equipamento tecnológico consegue imprimir as células solares em altas velocidades – de acordo com os inventores, elas são inseridas no espaço de uma folha A3 em apenas dois segundos.

- Publicidade -

O dispositivo pode facilitar a geração de energia renovável no mundo inteiro, e a fabricação dos painéis fotovoltaicos ocorre quando as tintas semicondutoras de eletricidade são colocadas em cima dos pedaços de plástico ou de metal, a um ritmo de uma célula solar a cada dois segundos. Como a impressora utiliza materiais flexíveis, as estruturas criadas no sistema tornam-se mais versáteis do que os painéis solares convencionais.


A imagem acima demonstra o processo interno da impressora especial. Foto: Reprodução/Youtube

Devido à flexibilidade do material, os cientistas acreditam que as estruturas fotovoltaicas impressas possam ser instaladas não só nos telhados das casas, mas também em janelas e até mesmo em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos móveis, fazendo com que a bateria dure mais tempo.

Diferente da maioria dos novos produtos de tecnologia verde, a impressora rápida de painéis solares já pode ser levada pra casa – mas o equipamento custa, em média, 425 mil reais. A Universidade de Melbourne aceita encomendas, o que possibilita muitas residências, empresas e fábricas a criarem seus próprios módulos de energia limpa instantaneamente.

- Publicidade -

Confira o vídeo abaixo (em inglês), produzido pela CSIRO:

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -