- Publicidade -

Franquia do McDonald’s em SP recicla 100% de seus resíduos sólidos

A lanchonete trabalha em parceria com cooperativas que empregam ex-catadores, beneficiando 23 famílias.

Após desenvolver um trabalho que se tornou referência em gestão de resíduos nos restaurantes McDonald’s das cidades de Bragança Paulista e Atibaia, no interior de São Paulo, a franqueada da rede Ana Paula Abdalla contou a história de sua iniciativa inovadora nesta quinta-feira (13), na décima edição do Recicle CEMPRE. O evento, em São Paulo, tem como proposta apresentar as evoluções do mercado de reciclagem e facilitar a troca de experiências entre governo, empresas e cooperativas.

- Publicidade -

Preocupada em desenvolver uma consciência corporativa responsável, há cinco anos a empresária procurou a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Bragança Paulista e uma cooperativa de catadores para ajudá-la. Foi assim que ela deu início à coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados em seu restaurante. Também foi feito um trabalho de conscientização de funcionários e consumidores sobre a importância de separar o lixo.

Hoje, quase 100% dos resíduos sólidos enviados pelas unidades do McDonald’s vai para reciclagem, gerando um total de 67 toneladas mensais – 38 toneladas de papel, 12,5 toneladas de plásticos, dez toneladas de vidro e 6,5 toneladas de metal. A cooperativa também gera empregos diretos e indiretos a ex-catadores de lixo, contribuindo para a questão social da cidade.

O trabalho de reciclagem realizado na cooperativa beneficia diretamente 23 famílias. Após iniciar a parceria com o McDonald’s a própria prefeitura local expandiu o alcance da coleta seletiva, conforme explicado pela empresária no vídeo de apresentação do projeto.  

Na palestra, Ana Paula reforçou a necessidade de todos fazerem o que está ao seu alcance, mesmo que pareça pouco. Antes da coleta seletiva, as unidades da empreendedora já contavam com energia solar para água quente e lâmpadas de LED, que gastam menos energia.

- Publicidade -