- Publicidade -

França planeja mil quilômetros de estradas gerando energia solar

O sistema tem apenas 7 mm de altura e sua instalação não necessita de adequações nas pistas já existentes.

A tecnologia é essencial para o desenvolvimento das energias renováveis. O projeto francês de estradas solares é um bom exemplo disso. Através de uma parceria entre a Colas, empresa de infraestrutura para o transporte, e o INES (Instituto Nacional Francês para Energia Solar), o país pretende ter mil quilômetros de estradas produzindo energia limpa.

- Publicidade -

O sistema desenvolvido dentro do projeto é muito mais simples do que os pavimentos solares equipados com placas de vidro. Apelidado de Wattway, o produto é semelhante a um tapete, que cobre os pavimentos já existentes, mantendo as características necessárias para o tráfego automotivo seguro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com os criadores, o Wattway possui apenas sete milímetros de altura e sua instalação não necessita de adequações ou reformas nas pistas já existentes. Esta é simplesmente uma cobertura de pavimento que gera energia limpa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com apenas 20 metros quadrados, é possível gerar energia suficiente para abastecer uma casa. Já um quilômetro de ruas equipadas com a tecnologia é capaz de gerar eletricidade suficiente para abastecer toda a iluminação pública de uma cidade com cinco mil habitantes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A solução foi pensada para resolver dois problemas de uma só vez: a falta de espaço e o impacto ambiental das energias não-renováveis. As estradas são opções excelentes para receber a instalação de sistemas fotovoltaicos por receberem constantemente os raios diretos do sol, já que elas estão espalhadas por todas as regiões e são ocupadas durante apenas 10% do tempo, sem que seja preciso construir espaços exclusivos pra isso.

- Publicidade -

As primeiras instalações devem ser feitas ainda neste semestre. A expectativa é de que, em cinco anos, mil quilômetros de estradas francesas já estejam gerando energia renovável através do Wattway.

Redação CicloVivo

- Publicidade -