Inicio Meio Ambiente Foto de golfinho cercado por turistas gera polêmica nas redes sociais

Meio Ambiente

Foto de golfinho cercado por turistas gera polêmica nas redes sociais

O golfinho franciscano ou La Plata está entre as espécies consideradas vulneráveis à extinção.

18 de fevereiro de 2016 • Atualizado às 09 : 51

Quando fora do mar, o animal rapidamente aquece, sofre desidratação e acaba morrendo. | Foto: Hernan Coria/Facebook

Foto de golfinho cercado por turistas gera polêmica nas redes sociais
3.29K
0

Uma série de fotos de turistas segurando um filhote de golfinho fora do mar tem se espalhado pelas redes sociais. As imagens foram registradas na praia de Santa Teresita, em Buenos Aires, e mostram uma multidão de turistas curiosos, passando a mão no animal e tirando fotos com ele.

Esta situação, no entanto pode ter resultado na morte do golfinho franciscano, um dos menores do mundo e encontrado somente em três países da América do Sul: Argentina, Uruguai e Brasil. O assunto tem gerado polêmica sobre a sua veracidade, já que, pelos registros de imagens, não fica claro se o animal ainda estava vivo quando foi retirado do mar. No entanto, após as fotos serem divulgadas, a Fundação Vida Silvestre Argentina emitiu uma nota com o intuito de conscientizar os moradores e turistas sobre a importância da conservação dos animais.

O golfinho franciscano ou La Plata está entre as espécies consideradas vulneráveis à extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Na costa argentina estima-se que existam menos de 30 mil exemplares da espécie.

Com tamanho que varia de 1,30 a 1,70 metro, o golfinho franciscano possui pele em tons marrons, muito grossa e oleosa, o que a deixa sensível à alta temperatura. Quando fora do mar, o animal rapidamente aquece, sofre desidratação e acaba morrendo.

Este é apenas um dos problemas que os golfinhos têm que enfrentar e que são causados por humanos. O maior deles, no entanto, ainda está ligado às redes de pescadores. De acordo com a Fundação Vida Silvestre Argentina, anualmente, de 500 a 800 golfinhos são capturados neste tipo de pesca.

Redação CicloVivo

*O texto foi atualizado às 9h25 do dia 19/02/2016

(3291)

logo
Fechar
Abrir
logo