Inicio Meio Ambiente Exposição de fotos leva a beleza da Antártida ao metrô de SP

Meio Ambiente

Exposição de fotos leva a beleza da Antártida ao metrô de SP

O trabalho tem o objetivo de mostrar que a Antártica é muito mais do que gelo.

19 de fevereiro de 2016 • Atualizado às 10 : 48

São 14 imagens de seres exóticos, como baratas marinhas gigantes, delicadas serpentes-do-mar, pequeninos krills. | Foto: Divulgação

Exposição de fotos leva a beleza da Antártida ao metrô de SP
546
0

As águas geladas do continente antártico abrigam tanta diversidade e, mesmo assim, é difícil acreditar que algum ser vivo possa adaptar-se bem a temperaturas negativas de até 89 graus Celsius negativos. É essa explosão de vida existente na Antártica, tanto sobre o gelo glacial como nas profundezas do mar gelado, que será possível conhecer na exposição “Estação Antártica: a paisagem e a vida no continente gelado”.

São 14 imagens de seres exóticos, como baratas marinhas gigantes, delicadas serpentes-do-mar, pequeninos krills (espécie de camarão), além de plantas e ambiente antárticos.

A mostra está exposta na Estação Sé do Metrô paulistano. Por ali passam, diariamente, 620 mil pessoas.

Exuberância

O trabalho é parte do resultado do projeto de monitoramento ambiental da área onde se localiza a Estação Antártica Comandante Ferraz, a base da pesquisa brasileira na região. A exposição foi coordenada por integrantes do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), com financiamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“A exposição tem o objetivo de mostrar que a Antártica é muito mais do que gelo. Trata-se de um ambiente vivo e exuberante”, afirma a professora do Rosalinda Montone, do IOUSP, também coordenadora do projeto e responsável pelo convênio com o MMA.

Grandiosidade

Autor das fotos e integrante da Agência Ciência Pública, o biólogo Gabriel Monteiro, conta como se sentiu ao pisar no continente gelado pela primeira vez: “Meu primeiro pensamento foi ‘Que lugar lindo!’. Num segundo momento, veio a percepção da grandeza das geleiras e icebergs. Somos pequenas formiguinhas no meio daquele gelo todo. Aos poucos nos acostumamos com o frio, com a beleza e grandiosidade”.

Ele também destacou a imensa diversidade da região e sua importância para o mundo. “Exploramos paisagens, animais e fenômenos que só acontecem naquela região. Entender como a Antártica é e como ela funciona é o primeiro passo para perceber seu importante papel no planeta.”

Serviço

Exposição de fotografias “A paisagem e a vida no continente gelado” – Estação Sé do Metrô de São Paulo, de 18 a 29 de fevereiro de 2016.

Após este período, as fotografias seguirão para outras estações do Metrô de SP.

Clique aqui para acompanhar mais detalhes desta expedição.

Do Ministério do Meio Ambiente

 

(546)

logo
Fechar
Abrir
logo