- Publicidade -

Estudantes criam barco elétrico com painéis solares adaptado para piloto cadeirante

O barco foi desenvolvido especialmente para o desafio de barcos movidos a energia solar.

Os circuitos da competição chegam até 12 quilômetros.

Um grupo de estudantes do curso de engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desenvolveu um barco elétrico especial para um cadeirante. Abastecido por painéis solares, o veículo possui uma plataforma com uma cadeira de rodas. Os controles ficam ao alcance da mão do condutor.

- Publicidade -

A embarcação foi projetada para o Desafio Solar Brasil 2015, um rali de barcos movidos a energia solar, que ocorre em Búzios (RJ), e será usada pela equipe Cajaíbas. Os circuitos chegam até 12 quilômetros.

O desafio ocorre anualmente. | Foto: Divulgação
O desafio ocorre anualmente. | Foto: Divulgação

Quem pilota o barco adaptado é o estudante de engenharia elétrica, André Luiz Sousa, que fez sua estreia na competição, com o auxílio técnico do copiloto e atleta paralímpico de Velas, Nuno Santa Rosa.

“Estou muito feliz e satisfeito de poder participar desse projeto. Para mim, é uma honra muito grande. Tenho certeza que vamos fazer bonito na competição”, festejou Sousa antes do teste no mar.

O Desafio Solar Brasil é uma iniciativa da UFRJ e que integra o projeto Cidade Inteligente Búzios, da Ampla. Ao todo, 21 equipes de quatro estados brasileiros participam do evento, que tem apoio da Prefeitura de Búzios.

- Publicidade -
O Desafio Solar Brasil é uma iniciativa da UFRJ. | Foto: Divulgação
O Desafio Solar Brasil é uma iniciativa da UFRJ. | Foto: Divulgação