Inicio Meio Ambiente Costa Rica é o primeiro país tropical a reverter desmatamento

Meio Ambiente

Costa Rica é o primeiro país tropical a reverter desmatamento

Anação tem mais da metade de seu território coberta por florestas. Em 83 eram apenas 26%.

22 de julho de 2016 • Atualizado às 16 : 00

As medições ainda mostram que a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal. | Foto: iStock by Getty Images

Costa Rica é o primeiro país tropical a reverter desmatamento
12.26K
0

As florestas da Costa Rica são uma verdadeira história de sucesso. Após décadas de desmatamento desenfreado, em 1980 o país começou a implantar políticas de proteção ao meio ambiente. Hoje o que se vê é um retorno da vegetação natural e um aumento muito expressivo na área florestada.

A Costa Rica é o primeiro país tropical em todo o mundo a conseguir reverter o desmatamento. Atualmente, a nação tem mais da metade de seu território coberta por florestas, enquanto em 1983, as áreas remanescentes eram apenas 26% do total.

Foto: iStock by Getty Images

Foto: iStock by Getty Images

A preservação ambiental não significou estagnação econômica. Pelo contrário, a Costa Rica consegue valorar as florestas e transformar a preservação em benefícios financeiros. Através de um processo de medição do Banco Mundial, desde 2012 a Costa Rica consegue ter média precisas sobre os recursos naturais e como eles se relacionam com a economia. Os dados ajudam no desenvolvimento de novas políticas e possibilita comparações exatas sobre os retornos econômicos entre atividades sustentáveis ou degradantes.

A principal conclusão obtida a partir das contas florestais, segundo o Banco Mundial, é de que as florestas contribuem mais para o Produto Interno Bruto (PIB) costarriquenho do que imaginava. Cerca de 2% do total é proveniente de atividades florestais, enquanto a indústria nacional, com a extração da madeira, representa apenas 0,2%.

As medições ainda mostram que a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal. Em 2013, o país tinha um nível de cobertura florestal altíssimo, em 52,4%, número que continua a crescer.

Segundo o Banco Mundial, a Costa Rica está atualmente trabalhando em contas por serviços ambientais, para realmente mensurar e captar os valores de benefícios como a limpeza da água e a preservação da biodiversidade. Todas as informações coletadas servirão de base para a formulação de novas políticas sustentáveis de longo prazo.

Clique aqui para mais detalhes.

Redação CicloVivo

(12259)

logo
Fechar
Abrir
logo