- Publicidade -

Cidade na Inglaterra transforma toboágua em meio de locomoção

A intenção é que a intervenção arquitetônica tome conta da rua, que será fechada para o tráfego de carros.

Imagine usar um toboágua como meio de transporte? Essa é a proposta do artista Luke Jerram, que lançou uma campanha no Spacehive, site de financiamento coletivo. A ideia é instalá-lo na rua Park Street, a principal da cidade Bristol, na Inglaterra.

- Publicidade -

A Park Street possui uma ladeira íngreme e, no local, se concentra diversos empreendimentos comerciais e de lazer. Na mente criativa de Jerram surgiu então a ideia de encurtar o caminho, descendo a rua de uma maneira mais divertida.

A intenção é que a intervenção arquitetônica tome conta da rua, que será fechada para o tráfego de carros – modificando a paisagem urbana. Com data prevista para dia quatro de maio, um domingo, é preciso que seja arrecadado a quantia estipulada no projeto, que é de cinco mil euros. Mas, tudo indica que será financiado: faltando 37 dias para o prazo final, já foram obtidos 90% do valor.

Com o dinheiro, será construída toda a estrutura, inclusive, com barreiras de segurança. O escorregador já foi testado e tem o apoio da Câmara Municipal de Bristol. Uma das finalidades, informa a descrição do projeto, é “experimentar a cidade de uma forma completamente nova”. Jerram possui um escritório na Park Street e se inspirou na onda de calor do último verão. 

Em 2009, o mesmo artista instalou pianos em torno da cidade em um projeto de arte interativa. "Bristol é um bom lugar para testar essas coisas. Tentar fazer isso em Londres, por exemplo, seria impossível”, afirmou Jerram ao Bristol Post.

- Publicidade -

Marcia Sousa – Redação CicloVivo