Inicio Mobilidade Chip instalado em bike aciona dispositivo que fecha semáforo para carros

Mobilidade

Chip instalado em bike aciona dispositivo que fecha semáforo para carros

A tecnologia garante prioridade para ciclistas nos cruzamentos.

26 de janeiro de 2016 • Atualizado às 11 : 31

Para aumentar o uso de bicicletas, cidade dinamarquesa testa dispositivo tecnológico. | Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Chip instalado em bike aciona dispositivo que fecha semáforo para carros
1.92K
0

Aarhus, uma cidade dinamarquesa, está testando uma ferramenta que promete ajudar os ciclistas pedalarem com mais facilidade e segurança. Trata-se de um código digital por radiofrequência, cuja sigla é RFID, que é instalado na bicicleta e se comunica com semáforos nas ruas. Quando o ciclista se aproxima de um cruzamento, o sinal abre para ele.

“É fácil se locomover de bicicleta usando ciclovias fora da cidade, mas logo que você se choca com o tráfego pesado da cidade as coisas se tornam mais complicadas. Precisamos descobrir como tornar a vida mais fácil para os ciclistas – particularmente nos semáforos. Você tem que esperar muito tempo para eles mudarem de vermelho para verde”, diz Kristian Würtz, vereador responsável por questões ambientais.

Quando registrada no sistema, a tecnologia garante prioridade para ciclistas nos cruzamentos. Além disso, ao identificar mais de uma bicicleta atravessando a via o sinal verde permanece por mais tempo para o ciclista.

O plano do município é desenvolver um sistema de “passaporte ciclístico” em que os membros cadastrados ganham uma série de facilidades. Por meio do programa “Aarhus Cycling City”, por enquanto, apenas um cruzamento está sendo testado. Se o projeto for bem sucedido, o plano é levá-lo a mais lugares da cidade. Este é mais um dos projetos de mobilidade, que a cidade lançou nos últimos anos, para aumentar o uso de bicicletas.

Redação CicloVivo

(1921)

logo
Fechar
Abrir
logo