- Publicidade -

Casal brasileiro cria embalagem vegana para substituir plástico filme e papel alumínio

O material é fácil de higienizar e pode durar até um ano.

Um produto ecológico, fabricado com matérias-primas biodegradáveis: o Keep Embalagens Ecológicas foi desenvolvido pelo casal Lucas Bastos e Carla Enero, moradores de Joinville (SC), para ser usado como substituto ao plástico filme (ou PVC) e ao papel alumínio no armazenamento de alimentos. Ele é feito de tecido 100% algodão, mel ou cera de carnaúba (na versão vegana) e resina de árvore. Reutilizável, pode durar até um ano.

- Publicidade -

Entre os variados usos do Keep já testados pelo casal, e por quem adquiriu o produto, estão o acondicionamento de pratos, pedaços de frutas ou legumes que sobram das receitas; de sanduíches ou lanches para levar à escola ou ao trabalho, de pães frescos, entre outros. Ele serve até mesmo para embalar barras de sabonete usados em viagem. O Keep pode ainda substituir as embalagens descartáveis na pesagem de produtos a granel.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do produto explicam que se inspiraram em uma embalagem similar conhecida na Austrália, país onde moraram no ano de 2015. “Eu gostei tanto da ideia que decidi tentar produzir um para usarmos na nossa casa quando voltamos ao Brasil. Depois de tantas tentativas, adaptações, erros e acertos, o produto ficou tão bom que pensamos em fazer dele um negócio e dar acesso a esse utensílio tão maravilhoso para mais pessoas”, conta Carla.

DSC_0021

DSC_0034

- Publicidade -

Além de durar vários reusos, o Keep também ajuda na conservação dos alimentos. A fina película que envolve o algodão é respirável, mantendo o alimento hidratado dentro da embalagem. “Isso permite que o alimento respire e troque o ar com o ambiente externo, o que é ótimo para conservação. Basta observar a lógica da natureza das cascas de frutas, cascas de ovos e até mesmo da nossa pele. E falando em conservação, lembramos que a cera de abelha tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a preservar por mais tempo os alimentos”, explica Lucas.

Junto a essas vantagens, o produto é confeccionado em diversos modelos de estampas coloridas, decorativas e que dão um ar mais alegre na cozinha ou geladeira. Também possui um aroma agradável, fruto das matérias-primas usadas na sua fabricação. A higienização para reuso é muito simples: basta limpar suavemente com um pano úmido e deixar secar à sombra. Quando não puder mais ser reutilizado, pode ser descartado sem culpa na lixeira ou destinado à compostagem.

- Publicidade -

DSC_0047

DSC_0058

DSC_0060

Apesar de todas essas vantagens, para Carla e Lucas, o principal benefício do Keep é a possibilidade de substituir o uso de plásticos, que vêm se tornando um problema sério para o meio ambiente a cada ano. Mesmo sendo recicláveis, o plástico PVC ou papel alumínio são poucos reaproveitados. Estudo publicado por cientistas norte-americanos revela que mais de 70% da produção total de plásticos no mundo vão parar em esgotos, em ambientes a céu aberto ou acabam poluindo rios e oceanos.

“O Keep faz parte de um movimento internacional chamado Beeswax Food Wrap Movement, que está ajudando a reduzir a quantidade de plástico descartado no nosso planeta, sendo utilizado já em muitos países. Ao desenvolver a ideia no Brasil, queremos que o produto possa contribuir com a redução do impacto do plástico no nosso país”, afirma Carla.

DSC_0061

Onde comprar:

O produto é fabricado nos tamanhos P (18x20cm), M (25×28 cm), G (33x35cm) e XG (38x47cm). Podem ser vendidos separadamente ou em kits com três unidades. Os preços variam de R$ 14,90 a R$ 75 (valor do kit com três unidades do tamanho G), sem valor de frete incluído. Inicialmente, as vendas estão sendo feitas pela página da marca no Facebook e no Mercado Livre. São aceitos pedidos de todo país.

DSC_0064

DSC_0085