- Publicidade -

Casa na Colômbia feita com sacos de terra mantém ambiente naturalmente fresco

Construída pelo arquiteto colombiano Jose Andres Vallejo, a casa foi feita no sistema superadobe.

La Casa Vergara é uma residência em forma de cúpula construída com o sistema bioconstrutivo ‘earthbag’ que utiliza sacos de terra (ou sacos de areia) na construção.

- Publicidade -

Construída em Bogotá em 2011 pelo arquiteto colombiano Jose Andres Vallejo a residência usa a terra tradicional para criar uma residência naturalmente fresca com um impacto ambiental suave. Coberto com acabamento de concreto, a construção de terra não é apenas rentável, mas também resistente a terremotos e alagamentos.

casa_superadobe_2
Fotos: Jose Andres Vallejo / Flickr

O edifício emprega uma prática antiga que foi recentemente atualizada para projetar casas mais modernas. Vallejo construiu a casa usando o sistema chamado superadobe, que foi originalmente inventado pelo arquiteto iraniano Nader Khalili e usa três elementos principais para criar espaços de vida flexíveis – terra, sacos tubulares e arame farpado. Com apenas US $ 28 por metro quadrado, o baixo custo é complementado por seu suave impacto ambiental, tornando-se uma solução arquitetônica promissora para áreas de baixa renda.

Jose-Andres-Vallejo-casavergara7
Fotos: Jose Andres Vallejo / Flickr

A forma orgânica arredondada de La Casa Vergara foi criada através do empilhamento de uma série de sacos tubulares repletos de terra. Com o uso de uma moldura de madeira, o formato exterior foi construído com sacos de tamanhos variados em formato de cúpula, bem como uma sala retangular adjacente.

Foto: Jose Andres Vallejo / Flickr

Os sacos foram cobertos com uma mistura de cimento por dentro e por fora para selar e proteger contra a umidade, juntando. Os quartos foram acabados com vigas expostas de madeira sustentável, bem como uma série de claraboias para fornecer iluminação natural ao interior.

- Publicidade -

Uma vez pintada, a estrutura de terracota parece uma casa moderna, proporcionando uma solução sustentável para habitação que pode ser personalizada com interiores exclusivos.

Fotos: Jose Andres Vallejo / Flickr

Ficou inspirado? Que tal construir uma casa usando um método semelhante chamado ‘earthbags’? Clicando aqui você encontra todo o passo a passo.

Redação CicloVivo

- Publicidade -