- Publicidade -

Cardápio para uma ceia de fim de ano vegana

Entrada, prato principal e sobremesa: 3 pratos sem ingredientes de origem animal para testar.

A ceia não precisa ser um momento de estresse para quem é vegano ou vegetariano. Abaixo você confere três pratos sem ingredientes de origem animal para um cardápio vegano. As receitas de entrada, prato principal e sobremesa foram retiradas de livros especializados na gastronomia vegana da Editora Alaúde.

- Publicidade -

Entrada

image001 (1)

Crostini com patê de mandioquinha, tomate seco e rúcula

Livro Herbivoraz (Julia Guedes)

6 fatias de pão

- Publicidade -

1 xícara de grão-de-bico cozido

1 xícara de mandioquinha cozida

suco de ½ limão

- Publicidade -

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó

sal a gosto

pimenta-do-reino moída a gosto

folhas de rúcula a gosto

½ xícara de tomate seco

Leve o pão ao forno para tostar levemente. Enquanto isso, coloque o grão-de-bico, a mandioquinha, o limão, o azeite e o açafrão no processador e bata até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Retire o pão do forno e passe o patê nas fatias. Coloque folhas de rúcula e tomate seco por cima. Sirva imediatamente.

Prato principal

image003

Nhoque de Mandioquinha

Livro Tempero Alternativo (André Fronza)

6 mandioquinhas pequenas (500 g)

2 colheres (chá) de sal (10 g)

Pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

½ xícara de fécula de batata (70 g) + um pouco para moldar

Descasque e corte em pedaços as mandioquinhas. Transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até ficarem macias. Escorra a água do cozimento e coloque a mandioquinha em uma tigela. Esprema com um garfo enquanto ainda está quente, até formar um purê liso. Deixe esfriar por completo para o excesso de água evaporar. Para acelerar essa etapa, você pode espalhar o purê sobre um recipiente grande.

Adicione metade do sal, a pimenta-do-reino a gosto (caso queira), o azeite de oliva e a fécula de batata. Misture tudo até obter uma bola de massa homogênea que não grude nas mãos. Se necessário, adicione mais fécula de batata.

Corte os nhoques usando um garfo e leve-os para o cozimento em água fervente. Quando os nhoques flutuarem, cerca de 3 a 4 minutos, desligue e escorra toda a água. Acrescente o molho de sua preferência.

Sobremesa

image005

Naked Cake de chocolate

Livro Fru-Fruta (Pati Bianco)

Massa

3 colheres (sopa) de farinha de linhaça +2 colheres (sopa) de água morna

1 xícara de farinha de trigo integral

½ xícara de cacau em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de fermento químico em pó

¼ de colher (chá) de sal

½ xícara de leite vegetal

½ xícara de café forte morno

½ xícara de água morna

1 colher (chá) de vinagre de maçã

1 colher (chá) de extrato de baunilha caseiro (p. 141)

½ xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar demerara

1/3 de xícara de óleo de coco derretido

Ganache

2 xícaras (300 g) de chocolate sem leite picado

1/3 de xícara de leite de aveia caseiro

1 colher (chá) de óleo de coco derretido

Frutas variadas para decorar

Pré-aqueça o forno a 180 °C e unte duas fôrmas redondas de 15 cm de diâmetro e fundo falso. Em uma tigelinha, misture a farinha de linhaça com a água morna e reserve.

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos, exceto o açúcar. Em outra tigela, misture os líquidos, o açúcar e a linhaça reservada. Despeje a mistura úmida sobre os ingredientes secos e misture com um batedor de arame até obter uma massa homogênea. Divida a massa entre as duas fôrmas e leve para assar por 50 minutos a uma hora ou até inserir um palito no meio e ele sair quase seco. Essa massa é bem úmida, portanto não tem problema se o palito ficar com um pouco de resíduo. Retire do forno e espere esfriar para rechear.

Enquanto isso, prepare a ganache. Derreta o chocolate em banho-maria: coloque o chocolate em uma tigela refratária, encaixe-a na boca de uma panela com um pouco de água sem deixar que a água encoste no fundo da tigela. Leve esse conjunto ao fogo baixo, mexendo o chocolate até derreter. Retire do fogo. Aqueça um pouco o leite de aveia e despeje em fio sobre o chocolate, batendo vigorosamente com um batedor de arame ou um mixer elétrico. Adicione o óleo e continue batendo, até obter um creme viscoso e brilhante.

Desenforme um dos bolos e espalhe metade da ganache sobre ele. Um bico de confeiteiro e uma espátula podem ser grandes aliados neste momento! Coloque o outro bolo sobre a camada de recheio e finalize com a outra metade da ganache. Decore com as frutas de sua preferência.