Inicio Cidadania Campanha arrecada bicicletas usadas para presentear crianças carentes

Cidadania

Campanha arrecada bicicletas usadas para presentear crianças carentes

Todas as bikes doadas passarão pelas mãos de mecânicos, para que sejam recuperadas e reformadas.

11 de dezembro de 2015 • Atualizado às 11 : 04

O projeto recolherá desde bicicletas em bom estado até modelos quebrado ou com peças faltando. | Foto: Hugo Chinaglia/Flickr

Campanha arrecada bicicletas usadas para presentear crianças carentes
1.24K
0

Lugar de bicicleta é na rua. Se você tem uma bike encostada em casa, sem a pretensão de coloca-la para rodar, chegou a hora de limpar a garagem, doar a magrela e fazer uma criança feliz. Uma parceria entre o Carrefour e o coletivo OGangorra, promove, neste sábado (12), uma arrecadação de bicicletas usadas para serem doadas a instituições de apoio a crianças de baixa renda.

O projeto recolherá desde bicicletas em bom estado até modelos quebrado ou com peças faltando. Em entrevista ao CicloVivo, Brunno Carvalho, um dos coordenadores do oGangorra, explicou que não existe restrição. Todas as bikes doadas passarão pelas mãos de mecânicos, para que sejam recuperadas, reformadas e entregues às instituições em condições totais de uso.

Para participar, os interessados podem levar suas bicicletas velhas aos postos de coleta instalados nos estacionamentos das próprias lojas do Carrefour. Serão oito estações. Em São Paulo, as unidades participantes são: Marginal Pinheiros, Giovanni Gronchi, São Bernardo, Osasco e São José dos Campos. Mas, a ação também conta com coletas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.

A estimativa é de que sejam arrecadadas, em média 50 bicicletas por unidade de recebimento. Para que seja possível organizar a logística e todo o processo de recuperação das bikes, oGangorra conta com a sua rede de parceiros. Um dos grandes aliados nessa empreitada é o coletivo Bike Anjo, que tem ciclistas voluntários em todas as regiões do Brasil, ajudando a promover a bicicleta como um meio de transporte eficiente e possível para qualquer pessoa.

Na capital paulista, as bicicletas coletadas serão destinadas a dois projetos que atendem a crianças da periferia da cidade, o Projeto Arrastão e a ONG Casa do Zezinho. Ambos os trabalhos ajudam a capacitar, educar e levar cultura a uma área de São Paulo muito afetada pela violência.

Carvalho comenta que este trabalho vai além da mobilidade e que o intuito é ajudar a mudar a forma como essas crianças enxergam a cidade, os desafios, os espaços e até mesmo seu próprio futuro. “A bike não é apenas um meio de transporte, ela é uma ferramenta de transformação social”, explicou.

A arrecadação acontece neste sábado (12), entre 9h e 17h. Durante a ação, as pessoas que forem doar também receberão uma cartilha com dicas de segurança para um trânsito mais seguro e um adesivo da campanha.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

(1240)

logo
Fechar
Abrir
logo