- Publicidade -

Califórnia anuncia multa diária de US$ 500 para quem desperdiçar água

Há três anos consecutivos a região sofre com a escassez de água, sendo esta a maior seca em 119 anos.

Na última terça-feira (15), legisladores na Califórnia (EUA) aprovaram a penalidade diária de 500 dólares a todos os moradores que forem pegos desperdiçando água. O valor, que é de cerca de 1.200 reais, faz parte de uma tentativa mais agressiva para conscientizar a população sobre a necessidade de economia.

- Publicidade -

Há três anos consecutivos a região sofre com a escassez de água, sendo esta a maior seca em 119 anos. A crise afeta a agricultura e a floresta, além dos moradores de muitas comunidades no estado norte-americano. No início do ano, o governador do da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência.

A multa surge como uma medida para conter o desperdício. Ela será aplicada a quem regar os jardins, lavar o carro ou a calçada sem fechamento de bico, manter fontes decorativas com água tratada. Apesar de alguns municípios terem imposto metas de redução, a punição não será válida para o uso que os moradores fazem no interior de suas casas. Segundo reportagem da Uol, caberá às agencias locais de fornecimento de água, averiguarem e multarem a população.

300 mil litros de água desperdiçada

O nome Lady Gaga associado às polêmicas é quase proporcional ao sucesso que a cantora faz no mundo pop da música. Em abril, a artista chamou atenção com a gravação de um clipe onde teria gasto 300 mil litros de água.

- Publicidade -

O caso talvez passasse despercebido se ela não tivesse usado água justamente da piscina Netuno no Hearst Castle, em San Simeon, Califórnia. A princípio a água não seria reutilizável para irrigação por conter cloro, entretanto foi feita uma cloração de luz para que pudesse ser aproveitada.

Talvez como tentativa de minimizar a imagem negativa causada, nesta quarta-feira (16), foi divulgado um vídeo em que Lady Gaga lança uma mensagem para a preservação da água, confira abaixo:

- Publicidade -

Redação CicloVivo