Inicio Desenvolvimento BID tem curso on-line para criar líderes em Cidades Sustentáveis

Desenvolvimento

BID tem curso on-line para criar líderes em Cidades Sustentáveis

Para ter cidades sustentáveis é preciso trabalhar os desafios de forma integrada, com todos os setores atuando juntos.

7 de outubro de 2016 • Atualizado às 09 : 36

Entre os desafios que as cidades encontram na gestão das principais áreas de sua competência estão: finanças subnacionais, desenvolvimento produtivo, planejamento urbano, transporte, segurança cidadã, água, ar etc. | Foto: iStock by Getty Images

BID tem curso on-line para criar líderes em Cidades Sustentáveis
5.51K
0

Entre 1950 e 2010, a taxa de urbanização da América Latina passou de 41% a 79%. Caso esta taxa se mantenha, a taxa de urbanização em 2030 será de cerca de 90%, fazendo da região a mais urbanizada do planeta. Para suportar esta demanda, é preciso mudar muita coisa na forma como as cidades são pensadas.

Essa tendência consolida o meio urbano como o centro do desenvolvimento econômico e humano da região. A cidade está criando trabalho, está inovando, está repensando seus sistemas de saúde e educação, transporte, está fazendo frente às mudanças do clima, está abrindo espaços para o debate e a socialização. Para que esse dinamismo possa traduzir-se em um fenômeno exitoso, a cidade deve aprender a planejar seu presente pensando em seu futuro, buscando o equilíbrio entre crescimento econômico, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente.

Com o objetivo de responder a este desafio, o BID criou um curso que busca fortalecer os conhecimentos e capacidades dos participantes em gerir o desenvolvimento sustentável de suas cidades. A premissa básica deste programa é a de que a sustentabilidade das cidades só será alcançada por meio de uma perspectiva integrada e intersetorial; uma perspectiva integral, onde se trabalhe de maneira conjunta os desafios econômicos, fiscais, urbanos, ambientais, institucionais e de governabilidade das cidades junto com uma perspectiva intersetorial, onde as diferentes áreas e níveis de governo se coordenem e que se articulem com o setor privado e com a sociedade civil.

Entre os desafios que as cidades encontram na gestão das principais áreas de sua competência estão: finanças subnacionais, desenvolvimento produtivo, planejamento urbano, transporte, segurança cidadã, água, ar etc. Desta forma, com o objetivo de abordar o planejamento do desenvolvimento sustentável das cidades médias latino americanas, o curso apresenta a “Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis”, uma ferramenta de gestão que permite dar sentido ao trabalho analítico das dimensões/desafios de forma integrada.

Assim como na América Latina e no Caribe, o Brasil possui grandes desafios ambientais, urbanos e fiscais para a sustentabilidade de suas cidades. Além de fornecer conceitos e uma visão abrangente da situação do Brasil em relação à sustentabilidade das cidades, neste curso serão abordados alguns desafios dos municípios, bem como exemplos práticos de como esses problemas estão sendo enfrentado

Clique aqui para mais informações e inscrição.

 

(5506)

logo
Fechar
Abrir
logo