Inicio Mobilidade Ciclovia coberta em Berlim terá hortas e irá gerar energia limpa

Mobilidade

Ciclovia coberta em Berlim terá hortas e irá gerar energia limpa

A via conectará diversos bairros e terá estações repletas de serviços à disposição dos ciclistas.

27 de junho de 2016 • Atualizado às 14 : 50
Ciclovia coberta em Berlim terá hortas e irá gerar energia limpa

Com uma rota coberta, os ciclistas transitarão tranquilamente, protegidos em dias de sol, chuva e neve. | Foto: Radbahn/Divulgação

72.35K
1

Imagine que por meio das pedaladas o pavimento na rua gere energia e enquanto volta para casa pedalando possa colher um tempero de graça pelo caminho. Duas possibilidades paradoxais: enquanto a primeira representa uma tecnologia moderna, a segunda parece sair de uma rotina do homem do campo. Ainda assim, ambas estão reunidas em um novo projeto para Berlim, a maior cidade e capital da Alemanha.

Desenvolvido por oito profissionais, o projeto vai aproveitar uma infraestrutura já existente, porém mal utilizada, dando uma nova cara ao local. A ideia é que ela ganhe pavimento que gera energia, semáforos, estações com prestação de serviço para ciclistas e até hortas urbanas ao longo da via.

A rota possui quase nove quilômetros e está localizada embaixo de um viaduto, abaixo de uma antiga linha férrea. O potencial da área totalmente coberta será melhor aproveitada pelos ciclistas que transitarão tranquilamente, protegidos em dias de sol, chuva e neve. A intenção é também estimular a economia criativa por meio de serviços oferecidos ao longo do percurso, como pontos de café, assistência técnica, aluguel de bicicletas, como pode ser visto na ilustração abaixo:

cicloviaberlim2

Além disso, a via conectará diversos bairros tendo uma espécie de cortina de vegetação, que funcionará como um filtro acústico e de poluição. O ar mais agradável na rota também será garantido com a criação de hortas ao longo do caminho.

Já a superfície que transformará o atrito dos pneus com o pavimento em energia renovável também será responsável por garantir a iluminação da via e de outras instalações no local.ciclomonta

Para os idealizadores, além dos aspectos ambientais, o projeto estimulará o “espírito criativo de Berlim e avançará o debate sobre a mobilidade ciclística na cidade”. Batizado de Radbahn, a ideia é que ele também seja um laboratório experimental a céu aberto, onde diversas iniciativas poderão ser testadas.

O vídeo abaixo mostra como é a via atualmente e como ela ficará:

Redação CicloVivo

(72348)

logo
Fechar
Abrir
logo