- Publicidade -

Arquiteto francês projeta prédio que espalha sementes por Paris

Para ele, os edifícios podem ser usados como ferramenta para recuperar a biodiversidade local.

Divulgação

O arquiteto francês Maison Edouard François acredita que os edifícios podem ser usados como ferramenta para recuperar a biodiversidade local. Por isso, ele planejou um prédio capaz de espalhar sementes de plantas nativas pela cidade de Paris.

- Publicidade -

O projeto foi apelidado de M6B2 Tower of Biodiversity e consiste em um prédio de uso misto, que abriga apartamentos residenciais, um centro comercial, creche e jardins. Enquanto a capital francesa segue uma tendência de ter prédios mais baixos, François planejou um edifício que fica, intencionalmente, bem acima dos demais.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O M6B2 possui 50 metros de altura, que abrigam 16 andares. O desenho foi pensado justamente para facilitar a dispersão das sementes. Toda a estrutura é coberta foi uma tela de aço, que permite que as plantas se entrelacem e cubram o prédio. Como elas não estão juntas da parede e o prédio está em um nível acima dos demais, isso facilita a passagem do vento, que leva as sementes com ele.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com o arquiteto, as espécies escolhidas para a composição são todas nativas, com o intuito de resgatar a vegetação rasteiras original e também atrair pássaros e outros animais para a cidade. Todos os andares possuem enormes varandas que contornam todo o edifício e o terraço é coberto com um enorme jardim.

O prédio ainda conta com grandes janelas, que maximizam a entrada da luminosidade e ventilação naturais, reduzindo o uso de sistemas artificiais de refrigeração e iluminação.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

 

- Publicidade -