- Publicidade -

Aplicativo registra atropelamento de animais nas estradas

As informações geradas podem auxiliar no planejamento de estratégias de conservação para as espécies afetadas.

Uma ferramenta foi criada para que os motoristas possam fazer algo além de lamentarem pelos animais mortos na estrada. Trata-se do aplicativo Urubu Mobile, que foi desenvolvido para registrar os incidentes. O melhor é que as informações geradas podem auxiliar no planejamento de estratégias de conservação para as espécies afetadas, além de contribuir em projetos de expansão e construção de rodovias e ferrovias.

- Publicidade -

Patrocinado pela Tetra Pak, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o TFCA/Funbio, o projeto foi idealizado pelo oceanólogo Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras (MG). Para utilizar o sistema, os interessados devem fazer o download no Google Play ou no Portal do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas e se cadastrarem através do próprio Urubu Mobile. Assim, quando encontrar um animal silvestre atropelado, basta fazer uma foto para que a posição geográfica e a data sejam marcadas automaticamente.

O diferencial do sistema é que os usuários não precisam ser especialistas, pois todas as fotos serão validadas por uma equipe de pesquisadores de todo o Brasil. Segundo Bager, esta é uma forma de obter um mapeamento confiável para uso no planejamento, gestão e desenvolvimento de políticas públicas.

De acordo com Fernando von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak, este projeto esta alinhado com o compromisso da empresa de conservar a biodiversidade para benefício das gerações presentes e futuras. “Disseminando a importância da preservação, podemos evitar extinções, dando às gerações futuras a opção de valorizar e beneficiar-se de um meio ambiente saudável”, afirma Fernando. O aplicativo já está disponível para celulares e tablets com Android. 

- Publicidade -