Inicio Mobilidade 98FM lança dispositivo que interrompe rádio para avisar que há ciclistas na pista

Mobilidade

98FM lança dispositivo que interrompe rádio para avisar que há ciclistas na pista

Tecnologia usa frequência de rádios para enviar mensagens em raio de até 30m.

12 de maio de 2017 • Atualizado às 07 : 48

O projeto já está sendo testado em Belo Horizonte e Brasília. | Foto: Divulgação

98FM lança dispositivo que interrompe rádio para avisar que há ciclistas na pista
1.62K
0

Com o intuito de contribuir com a diminuição do número de acidentes envolvendo ciclistas no Brasil, a Isobar Brasil e a BSB Fab Lab lançaram um dispositivo que alerta motoristas sobre a presença de bicicletas na pista.

O Safety Bike Radio é um transmissor de rádio portátil com capacidade de interferir na frequência de uma emissora em um raio de até 30 metros, com mensagens de alerta aos condutores como “Ciclistas ao redor, mantenha uma distância segura”.

As mensagens são pré-gravadas, mas também é possível que os próprios ciclistas gravem mensagens personalizadas para os condutores dos veículos, mantendo comunicação com eles em tempo real. Desse modo, diminuem as chances de haver acidentes por desatenção dos condutores ou pela presença de ciclistas nos chamados “pontos cegos” dos motoristas.

O projeto foi desenvolvido especialmente para a rádio mineira 98FM e já está sendo testado em Belo Horizonte e Brasília. Segundo Mateus Braga, Diretor-Executivo de Criação da Isobar, que coordenou o projeto, a expectativa é de que em breve o dispositivo seja usado por ciclistas de todo o país, em uma parceria com as principais emissoras de rádio brasileiras em prol da segurança no trânsito.

“Usamos a tecnologia para resolver um problema recorrente não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Se os motoristas não podem ver os ciclistas o tempo todo, agora eles podem ouvi-los”, afirma Braga.

Ciclista pode criar próprio dispositivo

Ainda de acordo com Braga, qualquer ciclista poderá criar o seu próprio Safety Bike Radio. Basta apenas seguir instruções gratuitas disponibilizadas no site do BSB Fab Lab, veja aqui. O custo para o desenvolvimento do dispositivo é aproximadamente de R$ 110. As instruções são didáticas, simples, e o protótipo pode ser feito a partir de materiais caseiros, como uma garrafa de água de plástico.

“A 98FM iniciou esse movimento e convida todas as rádios para participarem e ajudarem a salvar vidas no trânsito”, adianta Rodrigo Carneiro, Diretor Executivo da 98FM.

(1623)

logo
Fechar
Abrir
logo