- Publicidade -

O CicloVivo separou algumas ideias para quem quer montar uma casinha ou cama sustentável para os animais. As dicas podem ser ajustadas e aperfeiçoadas. Para se inspirar confira aqui algumas casinhas para cães e gatos sustentáveis feitas por designers.

- Publicidade -

Telhado verde


Foto: Habitat for Humanity

No Brasil pode ser novidade, já em outros países este tipo de casinha é comum. Você ainda pode fazê-la em casa (veja aqui o passo a passo). Basta ter madeira e certa habilidade para construir a estrutura. O solo também precisa ser cuidado e fertilizado, nele podem ser cultivados temperos: como cheiro verde, salsa ou cebolinha. A cobertura verde ajuda a manter a temperatura da casa fresquinha, ou proteger do frio no inverno. É importante impermeabilizar a cobertura para receber o telhado verde.

Caixotes de madeira

- Publicidade -


Foto: Dog Milk

Uma outra opção para acomodar os animais é reutilizar caixotes de madeira. Para que eles não fiquem desconfortáveis, coloque uma almofada ou travesseiro dentro do objeto. No caso dos filhotes, é possível usar caixas de frutas que são menores, para os maiores use caixotes de feira. Se quiser, pinte a caixa para deixá-la esteticamente mais bonita.

Placas recicladas

- Publicidade -


Foto: Penco Ecológica

Um novo tipo de estrutura que vem ganhando espaço no mercado é a chapa feita a partir da reciclagem do tubo de creme dental ou de caixinhas de suco e leite. Neste caso, é preciso comprar as placas ou telhas já prontas para montar a casinha. A chapa reciclada é muito resistente, impermeável e difícil de estragar. Você também pode comprar uma pronta aqui.

Pneu velho


Foto: Dumpaday

Com um pneu e uma almofada é possível fazer uma caminha sustentável. Fazendo uma pintura no objeto, você disfarça o desgaste e ainda deixa a cama mais bonita. É uma forma interessante de reutilizar o pneu.

Caixas de papelão


Foto: Ecobichos

Reutilizar as caixas de papelão é uma das opções mais simples, porém não muito duradoura. Neste caso, coloque espumas dentro da caixa e personalize-a. Há diversas maneiras de fazer isso: pintando o papelão, desenhando a parte externa da casinha, cobrindo com papeis de presente ou cortando e montando a casa em um formato diferente (veja aqui um passo a passo). Existem empresas que também vendem a casinha de papelão pronta, veja aqui.

Redação CicloVivo